Vale do Aço está em área de perigo potencial de chuva intensa, alerta do Inmet

Previsão indica fim de semana com temporais em diversas regiões de Minas; Vale do Rio Doce está sob risco moderado de desastres naturais

Por Plox

04/04/2025 16h16 - Atualizado há 20 dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas no Vale do Rio Doce, incluindo o Vale do Aço, durante o fim de semana. A previsão é de um cenário de instabilidade em todo o estado de Minas Gerais, com acumulados significativos em várias regiões.




No Sul de Minas, Zona da Mata, Campo das Vertentes e sul do Vale do Rio Doce, o volume de chuvas pode ultrapassar os 80 mm. Já na metade leste da região Oeste, metade sul da Metropolitana de Belo Horizonte e na área central do Vale do Rio Doce, o acumulado deve variar entre 50 e 80 mm.


Imagem Foto:


Regiões como Noroeste, Triângulo Mineiro, Centro, sul do Norte de Minas, sul do Vale do Jequitinhonha, norte do Vale do Rio Doce e norte da Grande BH devem registrar volumes entre 20 e 50 mm. Nas demais áreas do estado, especialmente no extremo norte e nordeste mineiro, os volumes esperados não devem ultrapassar os 20 mm.

Especificamente no Vale do Rio Doce, os moradores devem ficar atentos para chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao longo do dia, além de ventos que podem atingir velocidades entre 40 e 60 km/h. Apesar do alerta ser de perigo potencial, há risco de ocorrências como alagamentos, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

Imagem Foto:

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu uma atualização na madrugada desta sexta-feira (4), ampliando os alertas para temporais no Sudeste do país. A previsão é de que áreas de instabilidade, associadas ao avanço de uma frente fria, intensifiquem as chuvas entre os dias 3 e 5 de abril, afetando o leste paulista, boa parte do Rio de Janeiro, além do sul de Minas Gerais e Espírito Santo.

As autoridades alertam para o risco de deslizamentos de terra, enxurradas, inundações e alagamentos, especialmente em áreas de risco. A população deve observar sinais de alerta como rachaduras no solo, trincas em paredes, árvores ou postes inclinados e muros com aparência estufada. Em caso de qualquer um desses sinais, a orientação é buscar um local seguro e acionar a Defesa Civil local imediatamente.


Destaques