Golpistas usam tema do Imposto de Renda 2026 e criam sites falsos para roubar dados e credenciais do Gov.br

Kaspersky identificou ao menos 61 domínios maliciosos em março; páginas simulam pendências na Receita e pressionam por pagamento via PIX ou boleto

04/04/2026 às 16:55 por Redação Plox

A temporada do Imposto de Renda 2026 voltou a ser usada como isca por criminosos digitais. Apenas em março, ao menos 61 sites com domínios maliciosos dedicados a fraudes exploraram o tema, segundo dados da empresa de cibersegurança Kaspersky.


Criminosos usam imposto de renda para aplicar golpes.

Foto: Reprodução


Golpe mira credenciais do Gov.br

Além de tentar roubar dados pessoais e aplicar fraudes financeiras diretas, os fraudadores passaram a focar também nas credenciais do Gov.br, que dão acesso a informações sensíveis.

A estratégia repete um padrão já conhecido: páginas fraudulentas simulam pendências na Receita Federal para pressionar o contribuinte a realizar um pagamento “urgente”, geralmente via PIX ou boleto.

Como os criminosos atraem vítimas

Para ampliar o alcance, os cibercriminosos criam domínios falsos com variações de palavras-chave ligadas ao assunto, como “IRPF”, “online”, “regularização”, “contador”, “modelo de declaração” e “chave de acesso”.

Os sites também recorrem a termos como “Receita Federal” ou “gov” de diferentes formas e incluem elementos como “checkout” e “receita digital” para confundir os contribuintes, aumentar o número de acessos às páginas maliciosas e, ao final, roubar credenciais do Gov.br e dados pessoais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a