Pesquisa de Satisfação Ambiental mostra bons resultados

Nessa rodada da pesquisa, foram ouvidos 1.140 moradores de 12 bairros vizinhos à Usina de Ipatinga

Por Plox

04/05/2021 09h08 - Atualizado há cerca de 4 anos

Nos primeiros meses de 2021, a Usiminas realizou a terceira rodada do Estudo de Percepção da População de Incômodo Causado Pelas Partículas Sedimentáveis. Essa ação faz parte do termo de ajustamento de conduta assinado entre a Usiminas e o Ministério Público, por meio do qual a empresa se compromete a reduzir a emissão das partículas sedimentares oriundas de sua atividade na cidade de Ipatinga. Nessa rodada da pesquisa, foram ouvidos 1.140 moradores de 12 bairros vizinhos à Usina de Ipatinga.

Foto: divulgação/ Usiminas

 

De acordo com a Usiminas, em cerca de um ano, o índice de pessoas que afirmam que a emissão está diminuindo subiu de 18% para 37%, e as que consideram que está aumentando caiu de 49% para 27%. Outro ponto a ser destacado é o aumento no nível de informação sobre as iniciativas da Usiminas. O número de pessoas que afirma conhecer as ações de preservação do meio ambiente adotadas pela companhia subiu de 10% para 20%. Já a confiança no sistema de monitoramento chegou a 41%, melhoria de 14 pontos percentuais em relação à segunda rodada do levantamento.

Segundo a Usiminas, a empresa vem intensificando sua atuação ambiental e além de iniciativas como a aplicação de polímeros em pilhas de materiais, instalação de canhões de névoa e lavador de pneus, a Usiminas adotou diversas outras medidas importantes na Usina de Ipatinga. Destaque para a Central de Monitoramento Ambiental, um sistema de ponta, implantado em sintonia com os objetivos sustentáveis das operações da companhia, que monitora as emissões 24 horas por dia, sete dias por semana.

Uma nova pesquisa de percepção com os moradores da região está prevista para o próximo mês de agosto.

Foto: divulgação/ Usiminas

 

Usiminas apresenta ações ambientais para moradores de Ipatinga

Na última terça-feira (27), a Usiminas recebeu, na Usina de Ipatinga, a visita de um grupo de moradores de bairros vizinhos à planta. O encontro, que seguiu os protocolos de saúde e segurança necessários, incluindo testes contra a Covid-19 para todos os participantes, teve como objetivo apresentar as principais ações ambientais que vêm sendo desenvolvidas pela empresa.

Os moradores puderam ver de perto alguns processos, como a aplicação de polímeros em pilhas de minério e a utilização dos canhões de névoa, exemplos de medidas adotadas para conter a dispersão de material particulado. Os visitantes também conheceram a Central de Monitoramento Ambiental da empresa, inaugurada no segundo semestre do ano passado.

O local conta com 30 câmeras e uma equipe exclusiva para acompanhar 24 horas por dia as emissões atmosféricas que vêm do processo produtivo e propor ações para mitigar eventuais desvios.

No decorrer da visita, conduzida pelo gerente-geral de Meio Ambiente, Lucas Lima Mesquita, também foram apresentados dados que confirmam o avanço da Usiminas nos compromissos com o meio ambiente.

O presidente da Usiminas, Sergio Leite, acompanhado da diretoria da companhia, recebeu os visitantes na Central de Monitoramento e destacou o compromisso da Usiminas com a sustentabilidade e com o diálogo.

“Para nós, o diálogo e a parceria com a comunidade são muito importantes. Ficamos muito satisfeitos em receber nossos vizinhos aqui na Usina de Ipatinga e poder mostrar, na prática, ações e resultados concretos de iniciativas tomadas em prol da qualidade de vida de todos. A Usiminas já é referência na área social e vem atuando com vigor em temas como meio ambiente, diversidade, inclusão e tantos outros que compõem a agenda de Governança Ambiental, Social e Corporativa”, comentou.
 

Destaques