Eles perderam a filha vítima de um motorista embriagado; veja depoimento emocionante

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Por Plox

04/05/2023 18h53 - Atualizado há mais de 1 ano

Sinônimo de amor ao próximo pode ser atribuído ao Instituto Raquel Barreto em Ipatinga. Há mais de 13 anos, Maria de Lourdes e Adil Barreto se dedicam diminuir os acidentes de trânsito, com ações principalmente no Vale do Aço. A entidade foi criada pelo casal dois anos depois de perder a filha num acidente de trânsito provocado por um motorista embriagado. Maria de Lourdes e Adil são os entrevistados desta quinta-feira (04) no PodPlox.

 

Raquel Barreto

O Instituto Raquel Barreto em Defesa da Vida é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2010, com objetivo de acolher as vítimas de acidente de trânsito - e suas famílias - e de desenvolver ações educativas no trânsito. O Instituto Raquel Barreto em Defesa da Vida promove  a mobilização por um trânsito seguro e, assim, preservar vidas. 

 

Um acidente tirou Raquel da família


O Instituto Raquel Barreto foi criado em função de uma dor. Em 2008, a jovem Raquel Barreto, de 24 anos, filha de Maria de Lourdes Barreto e Adil Barbosa, foi morta num acidentei provocado por um motorista embriagado. 
Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes e para um trânsito seguro, o objetivo do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda sociedade para discutir o tema e despertar o compromisso do cidadão do poder publico e da sociedade organizada de forma diária e permanente para preservar vidas no trânsito. A escolha do mês do Maio Amarelo é movida pela proposta da ONU quando decretou em 11 de maio de 2011 a década de ação para a segurança no trânsito, a década de ação para a segurança viária é pacto entre as nações para reduzir os acidentes, as mortes, o número de feridos e sequelas. Mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano.

Ações realizadas pelo Instituto :
° Acolhimento as vitimas de transito e seus familiares;
° Atendimento psicológico individual e em grupo ( enfrentando ao luto e traumas)
° Oficinas de artesanato;
° Educação e humanização no transito ( blitz educativa, ações lúdicas, apresentação nas escolas, empresas, entidades, igrejas e outros).
 

Destaques