Em 2028, Trump diz não ter intenção de disputar novo mandato, mas deixa dúvida sobre Constituição

Presidente norte-americano afirmou que não pretende seguir para um terceiro mandato, mas evitou confirmar respeito à regra constitucional

Por Plox

04/05/2025 13h34 - Atualizado há cerca de 18 horas

Durante uma entrevista concedida à emissora NBC News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não tem intenção de buscar um terceiro mandato no cargo mais alto do país. A declaração foi divulgada neste domingo (4), em meio a crescentes especulações alimentadas por ele próprio desde sua volta à Casa Branca, em 20 de janeiro.


Imagem Foto: Reprodução de vídeo


Apesar da negativa, Trump deixou dúvidas no ar ao comentar sobre o respeito à Constituição norte-americana. Ele disse não saber se deve seguir a regra que impede uma terceira candidatura presidencial. \"Isso não é algo que esteja buscando fazer. Estou buscando ter quatro grandes anos e depois entregar o cargo a alguém, idealmente a um grande republicano, um grande republicano que siga adiante\", declarou.



Desde seu retorno à Presidência, Trump tem feito várias alusões à possibilidade de continuar no poder além de 2028. Em sua loja virtual, por exemplo, estavam à venda toucas com a inscrição “Trump 2028”, sugerindo sua permanência por mais tempo no cargo. A polêmica ganhou ainda mais destaque quando, no final de abril, uma de suas contas na rede X (antigo Twitter) publicou uma imagem de seu filho, Eric Trump, usando uma dessas toucas.



A Constituição dos Estados Unidos foi modificada em 1947 por meio de uma emenda que estabelece o limite de dois mandatos presidenciais. A medida foi adotada pouco depois da morte de Franklin D. Roosevelt, que havia sido eleito para um quarto mandato consecutivo, mas faleceu no início do período.


Destaques