Campanha '24 Horas pelo Glaucoma' mobiliza o país por diagnóstico precoce em maio
Iniciativa do CBO e da Sociedade Brasileira de Glaucoma destaca riscos da doença silenciosa, líder entre as causas de cegueira irreversível, e aposta em conteúdos educativos e podcasts.
04/05/2026 às 15:20por Redação Plox
04/05/2026 às 15:20
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançaram nesta segunda-feira (4) a campanha 24 Horas pelo Glaucoma. A iniciativa busca mobilizar o país ao longo do mês de maio com ações voltadas ao diagnóstico precoce do glaucoma, doença silenciosa que lidera as causas de cegueira irreversível no mundo.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) lançaram, nesta segunda-feira (4), a campanha 24 Horas pelo Glaucoma, doença silenciosa que lidera causas de cegueira irreversível no mundo.
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr./Arquivo
Mobilizar o país ao longo do mês de maio
A campanha prevê a produção e a distribuição de conteúdos educativos e informativos em diferentes plataformas. Um dos destaques é uma série de podcasts voltada para médicos, gestores e a população em geral, com temas como fatores de risco, adesão ao tratamento, uso correto de colírios e combate à desinformação.
Doença avança sem sintomas nas fases iniciais
Sem sinais nas etapas iniciais, o glaucoma costuma ser identificado apenas quando já há comprometimento da visão. No Brasil, a estimativa é que cerca de 1,7 milhão de pessoas convivam com a doença.
Como a perda visual é irreversível, o diagnóstico tardio segue como um dos principais desafios, segundo o CBO.
Fatores de risco e acesso pelo SUS
Entre os principais fatores de risco estão histórico familiar, idade acima de 40 anos e alta miopia. Além disso, pessoas negras e asiáticas têm maior predisposição.
O conselho reforça que, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível acessar diagnóstico, acompanhamento e tratamento, incluindo colírios e procedimentos.
Exames crescem, mas acesso segue desigual entre regiões
Entre janeiro de 2019 e dezembro de 2025, mais de 12 milhões de exames específicos para diagnóstico de glaucoma foram realizados via SUS. No período, o total anual de exames passou de 1.377.397 em 2019 para 2.269.919 em 2025, um crescimento de 65%.
Embora o volume de procedimentos tenha aumentado ao longo dos anos, a distribuição desse crescimento entre as regiões do país revela disparidades no acesso a esses serviços CBO
De acordo com os dados apresentados, a evolução não foi homogênea: o Sudeste registrou aumento de 115%, enquanto o Nordeste teve o menor crescimento, de 36%.