Frente fria avança e eleva risco de tempestades; rajadas podem chegar a 90 km/h no RS

Sistema começa a se formar entre a noite de quarta (6) e a madrugada de quinta (7) no Uruguai, influencia o Rio Grande do Sul e deve levar chuva forte a outros estados do Sul e ao Centro-Oeste nos próximos dias.

04/05/2026 às 08:25 por Redação Plox

Uma nova frente fria deve atingir o Brasil ao longo desta semana, com mudanças significativas no tempo. A previsão indica queda nas temperaturas, chuvas intensas e risco de tempestades em diferentes regiões do país.

O sistema começa a se formar entre a noite de quarta-feira (6) e a madrugada de quinta-feira (7), inicialmente sobre o Uruguai, e passa a influenciar o Rio Grande do Sul em seguida. Até lá, ainda são esperados dias de tempo mais estável, mas com tendência de virada rápida nas condições climáticas.

Paulo Pinto/ Agência Brasil

Paulo Pinto/ Agência Brasil


Rio Grande do Sul entra em alerta para tempestades

Na manhã de quinta-feira, áreas da fronteira do Rio Grande do Sul devem entrar em alerta para tempestades, com atenção especial às regiões Oeste, Campanha e Sul. Os ventos podem ganhar força, com rajadas de até 90 km/h, sobretudo na região Central do estado. *

Ao longo do dia, a frente fria avança pela metade sul do Rio Grande do Sul, elevando o risco de chuva forte e tempestades severas. A combinação de calor e instabilidade atmosférica aumenta a possibilidade de eventos extremos.

Entre o fim da tarde e a noite, o sistema se intensifica e amplia a área de risco, alcançando regiões como Missões, Sudeste e a Região Metropolitana de Porto Alegre. A previsão aponta fortes chuvas, ventos intensos e possibilidade de tempestades severas.

Avanço do sistema chega a outras áreas do Sul e ao Centro-Oeste

Na sexta-feira (8), a frente fria segue avançando e passa a influenciar outras áreas do Sul e do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuva forte e tempestades pontuais em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de intensificação ao longo do dia.

Massa de ar frio deve derrubar as temperaturas

Com a chegada da massa de ar frio, a queda de temperatura tende a ser mais acentuada, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem registrar menos de 10°C durante a noite.

No fim de semana, o sistema perde força, mas ainda pode provocar instabilidades, principalmente no Paraná, Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo. Em seguida, o ar frio se espalha pelo centro-sul do país, mantendo as temperaturas mais baixas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a