Golpes digitais no Imposto de Renda 2026 crescem; app falso da Receita passa de 16 mil downloads
Especialistas alertam para fraudes com links por email, SMS e WhatsApp e orientam contribuintes a usar apenas canais oficiais até o prazo de 29 de maio.
04/05/2026 às 09:16por Redação Plox
04/05/2026 às 09:16
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
(Bruno Peres/Agência Brasil) Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/golpe-do-imposto-de-renda-aplicativo-falso-infecta-16-mil-celulares/Especialistas em cibersegurança alertam para o aumento de golpes digitais durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2026. Criminosos usam o tema para tentar obter dados pessoais e induzir o contribuinte a realizar pagamentos indevidos.
A Redbelt Security, empresa de segurança da informação, identificou um aplicativo falso que simulava o app da Receita Federal. O programa somou mais de 16 mil downloads antes de ser retirado de uma loja não oficial e pode ter feito milhares de vítimas.
Golpe do Imposto de renda
Foto: (Bruno Peres/Agência Brasil)
Prazo do IR vai até 29 de maio e atraso gera multa
O prazo para declarar o Imposto de Renda vai até 29 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e atrasa o envio paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. Também há outras consequências, como ficar com o CPF pendente, caso a declaração não seja entregue.
Aplicativos falsos imitam serviços da Receita e miram dados do Gov.br
Eduardo Lopes, CEO da Redbelt, explica que aplicativos criados por cibercriminosos recriam o app da Receita e oferecem falsos serviços, como preenchimento da declaração, consulta de débitos e acesso a recibos. Segundo ele, o usuário acredita estar em um ambiente legítimo e acaba fornecendo dados do Portal Gov.br sem perceber a irregularidade.
Com isso, os golpistas passam a coletar informações sensíveis. Além do CPF, podem ser capturadas senhas salvas no celular ou tablet, cookies de sessão bancária, credenciais corporativas e documentos armazenados.
No caso de RATs [vírus de acesso remoto], o criminoso passa a ter o controle do aparelho, conseguindo acessar arquivos, registrar o que é digitado e visualizar a tela em tempo real Eduardo Lopes
Durante o monitoramento, a empresa identificou cerca de dez aplicativos maliciosos ligados ao IR 2026. As amostras analisadas usam nomes de órgãos oficiais, linguagem técnica e canais de suporte para aumentar a credibilidade. Os aplicativos circularam em lojas não oficiais, fora do Google Play Store (Android) e da App Store (iOS), que adotam processos de verificação mais rigorosos.
Links por mensagem e “pendências” falsas também fazem vítimas
Pesquisadores da Eset Brasil, empresa global de segurança cibernética, identificaram outro tipo de fraude. O golpe começa com o envio de links por email, SMS ou WhatsApp, com alertas falsos de “CPF irregular” ou “pendências com a Receita”.
Ao entrar no site, a vítima informa o CPF em uma suposta consulta gratuita. Em seguida, a página exibe um aviso de alto risco fiscal e impõe um prazo curto para regularização da falsa pendência. Os golpistas mostram dados reais do usuário e apresentam um relatório falso com valores, juros e multas, simulando uma dívida ativa.
Thales Santos, especialista em segurança da informação na Eset Brasil, afirma que o golpe combina engenharia social com uso de dados vazados. Ele aponta que a dinâmica de criação e derrubada frequente desses sites dificulta o mapeamento dos criminosos e destaca a possibilidade de as informações das vítimas terem sido vazadas anteriormente em alguma brecha de segurança.
O especialista também alerta que a sensação de urgência reduz a verificação das informações. Os golpistas se valem da pressão para acelerar decisões e chegam a oferecer descontos que diminuem a suposta dívida, levando muitos usuários a agir rapidamente em vez de checar a origem da mensagem.
Como declarar com segurança e onde baixar os programas oficiais
Quem vai declarar pelo aplicativo da Receita deve redobrar a atenção e baixar o app apenas na loja oficial. Outra opção é entregar o IR por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), cujo download é feito diretamente no site da Receita.
Também é possível declarar online no portal Centro de Atendimento Virtual (e-CAC), em Meu Imposto de Renda.
Sete dicas para não cair em golpes do Imposto de Renda
Para evitar prejuízos financeiros e proteger dados pessoais, a Receita Federal reforça que não envia links para a regularização de pendências e recomenda:
Desconfie de mensagens com tom de urgência ou ameaça de bloqueio de serviços financeiros.
Não clique em links recebidos por SMS ou aplicativos de mensagens que não sejam de fontes oficiais.
Acesse os serviços diretamente; digite o endereço do site da Receita no navegador em vez de clicar em links suspeitos recebidos por email, SMS ou WhatsApp.
Verifique sempre o endereço eletrônico antes de acessar qualquer página relacionada a serviços públicos.
Não compartilhe seus dados pessoais em nenhuma ocasião.
Nunca forneça informações bancárias, fiscais ou senhas em sites não verificados.
Em caso de dúvida, consulte a Receita Federal e busque atendimento diretamente nos canais oficiais.