Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Auxílio Emergencial:benefício negado poderá ser contestado pelo aplicativo

04/06/2020 às 17:04 por Redação Plox

Trabalhadores que tiveram o pedido de Auxílio Emergencial negado, poderão contestar a decisão e realizar uma nova solicitação. É o que determina um acordo judicial firmado pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o Ministério Público Federal (MPF). O acordo, firmado o âmbito de uma ação civil pública movida pelo MPF para questionar supostas falhas na utilização do aplicativo do programa, visa aperfeiçoar a análise de pedidos de pagamento do auxílio.

A medida foi anunciada ontem (3) pelo Ministério da Cidadania, que também faz parte do acordo, juntamente com a Caixa Econômica Federal e a Dataprev (empresa pública responsável pelo sistema de cadastro dos usuários).

Agora, além da possibilidade de formulação de um novo pedido, em caso de rejeição, o governo também se comprometeu a substituir a expressão “Dados Inconclusivos” pela opção “Realize Nova Solicitação” nos casos em que o benefício não for efetivamente indeferido; tornar mais claro e apresentar motivação adequada para os atos de indeferimento e atualizar de forma permanente os bancos de dados oficiais, evitando defasagem de informações sobre situação de desemprego.

Pelo acordo, o governo também se comprometeu realizar esforços para divulgar os motivos de negativa das solicitações e a prestar informações complementares sobre o objeto da ação ao MPF e à Defensoria Pública da União em até 72 horas, caso provocados em juízo ou na esfera administrativa.

“O novo acordo também contém uma série de esclarecimentos sobre as medidas já adotadas pelo Governo Federal para solucionar os problemas relatados pelos usuários, como a possibilidade de o cidadão alterar os dados cadastrais, na hipótese de o programa identificar que os dados fornecidos são inconclusivos, e uma maior clareza sobre o fluxo do repasse dos benefícios processados por outros bancos”, informou o ministério.
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Banco Central impõe limite de R$ 15 mil para Pix em instituições sem autorização
ECONOMIA

Banco Central impõe limite de R$ 15 mil para Pix em instituições sem autorização

Nova regra endurece fiscalização sobre bancos e fintechs após ataques hackers milionários

Brasil e China avançam em protocolo para certificação sustentável de carne e soja
ECONOMIA

Brasil e China avançam em protocolo para certificação sustentável de carne e soja

Acordo pretende alinhar rastreabilidade e selos ambientais para facilitar exportações ao mercado chinês

Proposta da ANP sobre botijões de gás levanta preocupações com segurança
ECONOMIA

Proposta da ANP sobre botijões de gás levanta preocupações com segurança

Mudança regulatória pode permitir venda cruzada entre marcas e enchimento fracionado, gerando alerta entre especialistas e consumidores

app-auxilio-emergencial.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: Governo divulga pagamento para três grupos; veja quem recebe

De acordo com o governo, a escala é para os aprovados, que fizeram inscrição pelo aplicativo, site ou são inscritos no CadÚnico