Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Equipe do Cenipa segue para SC para investigar queda de avião de MG
Acidente em São Francisco do Sul deixa dois mortos; Bombeiros e FAB localizam destroços
04/06/2024 às 12:36por Redação Plox
04/06/2024 às 12:36
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Os investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), estão a caminho de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, para apurar as causas da queda de um avião que partiu de Governador Valadares, Minas Gerais, na tarde de segunda-feira (3). A aeronave foi encontrada em uma área de mata na madrugada de terça-feira (4), e o acidente resultou na morte de pelo menos duas pessoas.
Divulgação / CBMMG
Detalhes da investigação
O Cenipa informou que a "ação inicial" será realizada por uma equipe especializada que utilizará técnicas específicas para a coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação dos danos e levantamento de outras informações necessárias para a investigação. "Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", detalhou o Cenipa.
A localização dos destroços foi feita pelo avião SC-105 Amazonas, utilizando um sistema de busca com visão noturna. Em seguida, o helicóptero H-36 Caracal inseriu equipes de resgate na área de mata densa e terreno irregular onde a aeronave foi encontrada.
O acidente
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina confirmou a morte de duas pessoas na queda do bimotor, que seguia para Florianópolis. O avião pertence a uma construtora de Belo Horizonte, mas ainda não há informações sobre os ocupantes no momento do acidente. As buscas começaram por volta de 00h30, e os destroços foram localizados às 5h, próximos à SC-416, entre as cidades de Garuva e Itapoá.
Segundo o capitão Ricardo Alberto Dummel, do 7° Batalhão dos Bombeiros de SC, "por motivo desconhecido ela optou por descer no aeroporto de Joinville, onde acabou arremetendo, vindo posteriormente a cair na localidade Barrancos, que é uma região limítrofe entre os municípios de Itapoá e Garuva. Durante a madrugada ela foi localizada e infelizmente não houve sobreviventes na queda. A nossa informação inicial é que são duas vítimas."
Informações sobre a aeronave
O avião, um Beech Aircraft modelo 95-B55, fabricado em 1982, foi adquirido pelo atual proprietário há menos de um mês. Com capacidade para seis pessoas e um piloto, era utilizado para transporte privado e pertencia à Conserva Estradas, uma grande construtora sediada em Belo Horizonte.
Conforme sites de radares de voo, a aeronave decolou de Governador Valadares por volta das 14h10, com previsão de chegada em Florianópolis no fim da tarde. No entanto, perto do final da viagem, o avião começou a perder altitude abruptamente, caindo dos 3.600 metros para apenas 270 metros, desaparecendo da região de Guaratuba por volta das 17h38.
Equipes de resgate
Além dos bombeiros, a Força Aérea, a Polícia Militar e a Polícia Científica foram acionadas e estão no local para auxiliar na retirada das vítimas e na preservação dos destroços para a investigação. O terreno acidentado e a mata densa dificultaram o acesso, necessitando de apoio especializado para o resgate.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.