Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira

O valor para efetuar a inscrição é de R$ 85 e pode ser quitado por meio de boleto, pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho

Por Plox

04/06/2024 13h28 - Atualizado há cerca de 1 mês

As inscrições para o Enem 2024 encerram na sexta-feira (7). Para participar, é necessário acessar a Página do Participante e realizar o cadastro no Gov.br. O prazo final também se aplica aos pedidos de atendimento diferenciado e uso de nome social. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro.

O valor para efetuar a inscrição é de R$ 85 e pode ser quitado por meio de boleto, pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança até o dia 12 de junho. As respostas aos pedidos de isenção da taxa foram disponibilizadas no dia 24 do mês passado, juntamente com as respostas aos recursos relacionados às justificativas de ausência no Enem 2023 para os candidatos que haviam sido isentos da taxa.

Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasi

No estado do Rio Grande do Sul, devido à situação de emergência causada pelas inundações, os cidadãos terão mais tempo para se registrarem para o teste. Um novo cronograma será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Residentes de cidades gaúchas estão isentos da taxa de inscrição.

O exame

Iniciado em 1998, o Enem tem como objetivo analisar o progresso acadêmico dos alunos ao concluírem os estudos básicos. Ele é reconhecido como a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil.

As notas obtidas na avaliação servem como critério de seleção para o ingresso no Sisu e no ProUni, sendo válidas também em universidades particulares e estrangeiras de países lusófonos com os quais o Brasil possui convênio.

Pessoas que não finalizaram o ensino médio têm a possibilidade de se inscrever no Enem como treineiros, a fim de se avaliarem antes de concluírem a educação básica.

Destaques