Ipatinga promove semana do Meio Ambiente

As atividades começaram nesta terça-feira (4), com plantio de 131 mudas diversas

Por Plox

04/06/2024 14h16 - Atualizado há cerca de 1 mês

Nesta segunda-feira (27), o Demam - órgão responsável pelo Meio Ambiente na Prefeitura de Ipatinga, anunciou as atividades planejadas para celebrar a Semana do Meio Ambiente na cidade. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, terá como foco principal 'Promover a restauração da terra, a resistência à seca e o avanço da desertificação', conforme recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: divulgação/ PMI


Segundo Fernanda Freitas, diretora ambiental da gestão municipal de Ipatinga, é fundamental promover em nossas rotinas ações que contribuam para lidar com os desafios das mudanças climáticas, da diminuição da diversidade biológica e da poluição. É essencial conscientizar a população sobre a relevância das atitudes sustentáveis desde a infância.


"Por isso - disse ela - organizamos uma variedade de projetos especiais voltados para as crianças. Será uma semana repleta de atividades, com muito conteúdo para todos. É uma ótima oportunidade para participar".
Na terça-feira (4), os membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) iniciarão as atividades com o plantio de mudas para revitalizar e arborizar o estacionamento do estádio Ipatingão. O evento terá início às 9h.
Serão inseridas no terreno um total de 131 mudas com altura de 2 metros ou mais. Dentre as variedades, os especialistas do setor ressaltaram que serão plantadas árvores como Samambaia, Quaresmeiras, pés de Acerola, Jacarandá-mimoso, Ipê-amarelo e Jambo-vermelho.
O Demam destaca que no espaço onde a atividade terá lugar, foram retiradas há pouco tempo algumas árvores em estado ruim, ressaltando a necessidade do replantio planejado anteriormente.
Quarta-feira (5), a partir das 9h, acontecerá uma Blitz Ecológica com distribuição de plantas na Avenida Burle Marx. “Vamos organizar uma semana festiva, educativa e educativa para mostrar e reafirmar o compromisso que todos temos de respeitar, cuidar e cuidar do meio ambiente. É uma responsabilidade partilhada”, resume Fernanda Freitas. CURSOS E VISITAS
Na quinta (6) e na sexta (7), das 8h às 17h, será organizado pelo Senar – Serviço Nacional de Educação Rural, um curso sobre legislação ambiental, no Viveiro Municipal. O curso é destinado a produtores rurais.

Para mais informações, os interessados ​​devem ligar para (31) 3829-8079. O encerramento da Semana do Meio Ambiente será no sábado, 8 de junho, com visita ecológica ao parque Samambaia, visita à horta comunitária da região do Bom Jardim e à zona rural do município.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, serão disponibilizadas 30 vagas, que serão ocupadas por moradores maiores de 11 anos. A saída será às 08h00, no Viveiro Municipal.
Para se cadastrar, os interessados ​​deverão enviar seus dados (nome completo, CPF, telefone e e-mail) para o endereço eletrônico Passiecologicopmi2024gmail.com. Serão consideradas as primeiras 30 mensagens.
 

Destaques