Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Inscrições do Enem 2025 vão até sexta-feira para alunos da rede pública mineira

Estudantes do 3º ano do ensino médio estadual já contam com dados pré-preenchidos e isenção automática da taxa

04/06/2025 às 10:25 por Redação Plox

Os alunos do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais, especialmente os que estão concluindo o 3º ano, têm até o dia 6 de junho, sexta-feira, para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site enem.inep.gov.br/participante.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas

Neste ano, uma das novidades que mais chama atenção é o uso do formulário pré-preenchido no ato da inscrição para os estudantes do último ano do ensino médio da rede pública estadual. Basta informar o CPF e a data de nascimento para que os dados já apareçam automaticamente, restando apenas a escolha da língua estrangeira entre inglês ou espanhol. Com essa inovação, aproximadamente 195 mil estudantes devem ser beneficiados, com um processo mais ágil e simples.


Além disso, conforme diretrizes do Ministério da Educação, os alunos que não pediram isenção da taxa já estão automaticamente dispensados do pagamento. Aqueles que ainda não estão concluindo o ensino médio — estudantes do 1º e 2º ano — também podem participar da prova como treineiros, com o objetivo de se familiarizar com o exame.


Para auxiliar na preparação dos estudantes, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece acesso gratuito à plataforma Enem MG, criada em parceria com a editora Estudo Play. Nela, os alunos encontram videoaulas, simulados, trilhas personalizadas de estudo, correções de redações e um simulador de notas que estima as chances de ingresso em universidades públicas.


"A preparação dos nossos estudantes para o Enem é uma prioridade. Com a plataforma Enem MG, garantimos acesso gratuito a conteúdo de qualidade, contribuindo para a organização da rotina de estudos e ampliando as chances de sucesso na prova", destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Diversas outras ações têm sido promovidas pela SEE/MG ao longo do ano letivo. Em abril, ocorreu o primeiro simulado oficial. Já em maio, mais de 700 mil alunos participaram do segundo teste de redação inspirado no formato do Enem. Uma nova rodada de simulado está prevista para o segundo semestre, com atividades complementares como aulões e novos testes.


Entre essas ações, na mesma sexta-feira em que se encerra o prazo de inscrição (6/6), acontecerá um aulão presencial em Paracatu, no Noroeste de Minas. O evento contará com resolução de questões de diferentes áreas do conhecimento e atividades interativas voltadas à motivação para o ingresso no ensino superior.


As transmissões ao vivo da Maratona Enem acontecem de segunda a sexta-feira, sempre às 14h, com exibição pelo canal da Educação no YouTube, canal 2 da multiprogramação da Rede Minas e também na própria plataforma Enem MG, disponível inclusive em aplicativo para celular.


O Enem 2025 será realizado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. O exame abrange quatro áreas do conhecimento — Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática — além da tradicional redação. O resultado pode ser usado para ingresso em instituições de ensino superior por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies.


Além disso, o Enem poderá ser utilizado como forma de certificação do ensino médio. Para isso, é necessário que o participante tenha pelo menos 18 anos completos até o primeiro dia da prova, obtenha no mínimo 450 pontos em cada área e alcance 500 pontos na redação.


“A SEE/MG reforça a importância de que todos os estudantes elegíveis realizem sua inscrição dentro do prazo e aproveitem os recursos disponíveis gratuitamente para se preparar com qualidade”, afirma a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Silva Senra.

Com todas essas medidas, o estado de Minas Gerais busca ampliar o acesso e o preparo dos seus estudantes para o exame, oferecendo ferramentas eficazes e incentivo constante à educação.


Compartilhar a notícia

Veja também
Porta de ferro despenca e atinge criança em escola municipal de Piracicaba
EDUCAçãO

Porta de ferro despenca e atinge criança em escola municipal de Piracicaba

Menina foi atingida na cabeça dentro da sala de aula; diretoria havia solicitado manutenção antes do acidente

Três ministros
EDUCAçãO

Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço recebe apoio de três ministros

Proposta recebeu o maior número de votos em Minas Gerais, 1.792, até esta sexta-feira (14). Participação popular na plataforma Brasil Participativo foi prorrogada até domingo, às 22h

mulheres fazendo prova
EDUCAçãO

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 22

Doze escolas de Ipatinga são pré-selecionadas para modelo cívico-militar; entenda
EDUCAçãO

Doze escolas de Ipatinga são pré-selecionadas para modelo cívico-militar; entenda

Unidades aguardam votação em colegiado escolar; governo afirma que adesão será voluntária e sem impacto no currículo

para você
Flamengo
ESPORTES

Flamengo goleia Vélez Sársfield e encaminha classificação para final da Libertadores

Mesmo jogando fora de casa, time brasileiro comandou a partida e não deu chance para os hermanos

empresa
EMPREGO

Empresa abre 180 oportunidades de emprego

Para participar do processo seletivo o candidato precisa acompanhar o portal de vagas da empresa

FAMOSOS

Maya Massafera comenta sobre feminilização vocal: 'Só essa cirurgia deu B.O.'

Influenciadora virou meme com gestos de corações e beijinhos. Entenda mais sobre a situação

Rompido com Bolsonaro, Otoni de Paula mira o Senado com apoio de Pablo Marçal
POLíTICA

Rompido com Bolsonaro, Otoni de Paula mira o Senado com apoio de Pablo Marçal

Deputado federal e pastor articula pré-candidatura ao Senado em 2026 pelo PRTB e conta com apoio de Marçal e possível acordo com Crivella