As intervenções que vinham chamando a atenção dos moradores de Ipatinga no trecho da BR-381, em frente à Estação Ferroviária, tiveram um novo capítulo esta semana. Após ganhar grande repercussão nas redes, a construção da Base de Serviço Operacional (BSO) pela concessionária Nova 381 foi suspensa. Com apoio de membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) e representantes do Instituto Cidades, a vereadora Cida Lima afirma que foi constatado que o terreno em questão está classificado no plano diretor do município como área de preservação ambiental. Diante disso, ela solicitou a interrupção da obra ao Ministério dos Transportes. Confira os detalhes na Live.
"Ali é uma área de preservação, não destinada a esse tipo de construção. Precisaria passar pelo Codema e pelo Conselho das Cidades para qualquer mudança de uso\
A mobilização contou também com apoio do deputado federal Rogério Correia, que intermediou uma conversa com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Após a análise técnica do local, ficou decidido que as máquinas seriam retiradas imediatamente e um novo terreno seria avaliado para a construção da base de apoio.
A Nova 381 Concessionária, em nota enviada ao PLOX, afirmou que está em contato com os órgãos ambientais e as secretarias municipais para garantir que todas as normas e legislações sejam cumpridas durante suas operações. A empresa também se colocou à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o caso.
Enquanto isso, a expectativa se volta para a escolha de um novo local que possa receber a estrutura da BSO sem comprometer o meio ambiente, garantindo que o cronograma de duplicação da BR-381 não sofra maiores atrasos.