Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zema condiciona candidatura à presença de Bolsonaro em 2026

Governador de Minas Gerais admite abrir mão da corrida presidencial caso o ex-presidente Jair Bolsonaro volte a ser elegível

05/06/2025 às 01:17 por Redação Plox

Durante entrevista concedida à Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (4), Romeu Zema, governador de Minas Gerais pelo partido Novo, comentou sobre seus planos para as eleições presidenciais de 2026 e surpreendeu ao dizer que poderia retirar sua candidatura caso o ex-presidente Jair Bolsonaro consiga recuperar seus direitos políticos.


Imagem Foto: IMPRENSA

Segundo Zema, a direita possui diversas opções para a disputa eleitoral, o que amplia suas chances frente à esquerda. Ele afirmou:
“Eu fico satisfeito de ver que a direita tem várias opções e quando você tem mais opções você tem muito mais chances, diferentemente da esquerda”

. Em seguida, reforçou sua expectativa de que Bolsonaro possa concorrer novamente:
“Eu continuo confiante que o presidente Bolsonaro possa ter seus direitos políticos reconquistados e venha a ser o candidato. Se for, com toda certeza a direita vai trabalhar unida em relação ao nome dele”

Contudo, Zema adota postura mais cautelosa ao comentar a possibilidade de apoiar outros nomes ligados à família Bolsonaro, como o deputado Eduardo Bolsonaro ou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Nesses casos, ele não garante a retirada de sua candidatura. “É difícil opinar neste momento, mas continuo confiante no nome dele”, ponderou.


Além de afastar a possibilidade de se candidatar ao Senado, o governador reafirmou sua preferência pelo Executivo, destacando sua trajetória como gestor e aversão ao perfil legislativo.
“O meu perfil é de Executivo, trabalhei a minha vida toda fazendo, estou governando um estado que tem 300 mil funcionários e estou muito mais apto a montar um time do que ser subordinado a alguém. Sou muito mais tocador de projetos”

, definiu.

Ao ser questionado se, caso eleito presidente, concederia indulto a Bolsonaro, Zema respondeu afirmativamente e fez uma crítica à anistia promovida após a ditadura militar no Brasil. “Não foi concedido indulto a assassinos e sequestradores aqui durante o que eles chamam de ditadura?”, indagou. Em seguida, quando os repórteres perguntaram se ele não considera que houve uma ditadura, o governador respondeu: “não sou historiador, nunca aprofundei”.


As declarações do governador ganham destaque em meio às discussões sobre o futuro político da direita brasileira e o papel de Bolsonaro no cenário eleitoral, mesmo ainda estando inelegível no momento.


Compartilhar a notícia

Veja também
André Janones provoca Michelle Bolsonaro com comentário polêmico
POLíTICA

André Janones provoca Michelle Bolsonaro com comentário polêmico

Deputado ironiza declaração da ex-primeira-dama e gera repercussão nas redes sociais

Alexandre de Moraes exige dados de ameaças contra Flávio Dino
POLíTICA

Alexandre de Moraes exige dados de ameaças contra Flávio Dino

Ministro do STF deu 48 horas para redes sociais identificarem autores de postagens com ameaças ao ministro da Justiça

POLíTICA

Malta reage à ordem de Moraes: "Ditador não me intimidará"

Parlamentar critica decisão de Alexandre de Moraes e mantém discurso firme

Foto: Agencia Brasil/Reprodução
POLíTICA

PF Afirma que Bolsonaro leu versão final de 'Minuta do Golpe' em casa de ex-Ministro

Documento encontrado indicaria tentativa de interferir no resultado eleitoral; ex-presidente pode enfrentar até 23 anos de prisão

para você
ws
ECONOMIA

Começam os preparativos para reativação do Alto-Forno 3 da Usiminas; investimento beneficia região

Essa notícia é de suma importância para o Vale do Aço, uma região que historicamente tem na siderurgia uma de suas principais atividades econômicas

MC Trans
FAMOSOS

MC Trans passa por cirurgia em Santa Catarina

Cantora e apresentadora será atendida na Transgender Center Brazil, em Blumenau onde fará duas cirurgias. A primeira etapa na face e posteriormente, a de redesignação sexual

SAúDE

Esclerose múltipla: Identificar sinais e iniciar tratamento precoce são fundamentais para conviver com a doença incurável

O impacto emocional do diagnóstico

Pré-conferência Assistência Social_2.jpeg
GERAL

Assistência Social de Timóteo dialoga com comunidade sobre problemas do município

A Prefeitura de Timóteo e o Conselho Municipal de Assistência Social realizarão a XIII Conferência Municipal de Assistência Social no dia 13 de Setembro