Mais 23 famílias precisarão sair de casa devido a barragem da mina Serra Azul
Após a empresa revisar o mapa das áreas que podem ser atingidas caso o muro de contenção de rejeitos estourar, foi constatado a necessidade de retirar 23 famílias do local
Por Plox
04/07/2019 11h29 - Atualizado há quase 6 anos
Nesta quinta-feira (4), a Defesa Civil de Minas Gerais informou que 23 famílias que moram em Itatiaiuçu, a 79 km de Belo Horizonte, precisarão deixar suas casas em consequência do risco de rompimento de uma barragem da mina Serra Azul, da mineradora Arcelomittal.
De acordo com o Órgão, após a empresa revisar o mapa das áreas que podem ser atingidas caso o muro de contenção de rejeitos estourar, foi constatado a necessidade de retirar 23 famílias do local.
Em fevereiro deste ano, a mineradora elevou o nível de alerta da estrutura e foi preciso acionar o plano de emergência, realocando cerca de 120 moradores para imóveis alugados pela empresa.

(Foto: Google Street View / Reprodução)
O tenente-coronel Flávio Godinho, subcoordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, se reuniu com representantes da mineradora e autoridades locais para analisarem a evacuação. Durante o período da tarde, mais informações sobre a operação serão divulgadas.
Ao ser procurada pelo portal R7, a Arcelomittal informou que a área potencialmente atingida foi ampliada "após a atualização da análise teórica de rompimento de barragem (dam break) e adotando premissas mais conservadoras".
Atualizado às 12h26