Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Prefeitura de Timóteo realiza essa semana mais um Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti

    Pesquisa se inicia nesta terça-feira (05) e vai ate quinta-feira (07)

    Por Plox

    04/07/2022 16h56 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, realiza entre terça-feira (05) e quinta-feira (7) o terceiro Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) do ano.

    O trabalho de pesquisa em campo é realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do setor de Controle de Zoonoses. Os profissionais percorrerão todas as regionais da cidade, iniciando pela Regional Leste que inclui o Distrito Industrial, os bairros Limoeiro, Jardim Vitória, Santa Terezinha, Nova Esperança, Alegre, Eldorado e Santa Maria. O trabalho neste dia também está programado para ser desenvolvido no distrito de Cachoeira do Vale.

    Na oportunidade os ACE´s irão coletar os dados por amostragem que resultará no índice de infestação de cada regional. Essa informação, será associada aos trabalhos que já acontecem e são desenvolvidos pelos Agentes, e auxiliará nas tomadas de decisões da Secretaria, além de subsidiar o desenvolvimento das iniciativas de controle e prevenção contra as arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Conforme o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Carlos Alberto Santos, o LIRAa torna possível identificar os principais focos de larvas.

    Ana Amélia Camilo Soares, gerente de Vigilância em Saúde, chama atenção para a colaboração dos moradores na luta contínua contra as  arboviroses.

    Após a conclusão das análises, o setor segue com o trabalho de combate e bloqueio, além das ações educativas e de conscientização junto à população. É necessário que os Agentes de Endemias tenham acesso às residências para realizarem as ações de vistoria. Eles trabalham devidamente uniformizados e com crachás de identificação. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com o setor de Controle de Zoonoses pelo telefone 3847-7612.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]