Coronel Fabriciano lidera no Leste de Minas com implantação da TV Legislativa Digital
Município é o primeiro da região a assinar convênio para oferecer sinal gratuito de TV com conteúdo público e legislativo
Por Plox
04/07/2025 17h34 - Atualizado há cerca de 11 horas
Coronel Fabriciano se tornou a primeira cidade do Leste de Minas a garantir a chegada da TV Legislativa Digital. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado na quarta-feira (03/07), em Brasília, pelo presidente da Câmara Municipal, Luciano Lugão. O convênio permite que a população tenha acesso gratuito às transmissões da Câmara Municipal, ampliando o controle social e a participação cidadã. A reportagem do PLOX, na capital federal, conversou com o presidente da Câmara de Fabriciano, sobre a conquista. Veja na Live.
Essa iniciativa faz parte do Programa Brasil Digital, uma política pública do Governo Federal que visa ampliar o alcance do sinal das emissoras públicas da Rede Legislativa de Rádio e TV, além da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O projeto será implementado em Fabriciano sem qualquer ônus para os cofres municipais, já que o financiamento é garantido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Governo Federal.
Com a nova estrutura, a população terá acesso gratuito e aberto a conteúdos informativos, transmissões das sessões da Câmara, debates legislativos, além de programas educativos e culturais vinculados às redes públicas de comunicação. O serviço reforça a transparência nas ações do poder público e aproxima os cidadãos das decisões que impactam diretamente o município.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luciano Lugão, celebrou a conquista, destacando que o município dá um importante passo na democratização da informação. “Fabriciano está dando um passo importante em transparência e democratização da informação. Seremos a primeira Câmara do Leste de Minas a aderir ao Programa Brasil Digital, sem nenhum custo para o Legislativo ou para o município. A comunidade só tem a ganhar, com acesso gratuito a conteúdos educativos, culturais e às transmissões da Câmara, aproximando ainda mais o cidadão das decisões que impactam a cidade”, afirmou o vereador.
Nos próximos meses, a expectativa é que toda a estrutura necessária para a transmissão do sinal da TV Legislativa Digital esteja instalada, beneficiando diretamente os moradores de Coronel Fabriciano com mais acesso à informação e fortalecimento da cidadania.