Energisa aplica tarifa zero na conta de luz para 30 mil famílias em SP

Mais de 30 mil famílias na região passam a ter direito à isenção total de energia e impostos a partir deste sábado (5)

Por Plox

04/07/2025 18h57 - Atualizado há cerca de 10 horas

A partir deste sábado (5), famílias da região de Presidente Prudente (SP) passam a contar com um importante reforço no orçamento doméstico: a ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida beneficiará diretamente mais de 30 mil famílias na área de concessão da empresa Energisa Sul-Sudeste.


Imagem Foto: Divulgação


A iniciativa vem com a aplicação integral da Medida Provisória nº 1.300/2025, regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com as novas regras, famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo de até 80 kW/h estarão isentas tanto da cobrança da energia quanto dos impostos federais.



Além dessas, também estão incluídas no benefício as famílias indígenas, quilombolas, residentes em regiões não interligadas ao Sistema Interligado Nacional e aquelas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nessas situações, a cobrança ocorrerá apenas para o consumo que ultrapassar os 80 kW/h, podendo haver a incidência de tributos como o ICMS e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), conforme a legislação de cada localidade.



Para garantir o acesso ao benefício, é fundamental estar com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Segundo Helber Corsaletti, gerente do Departamento de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, a concessão do desconto é automática para quem está com os dados regulares no sistema. Ele reforça a importância de informar mudanças de endereço e manter atualizados os contatos como telefone e e-mail.


Destaques