Governo de Minas digitaliza mais uma etapa da transferência de veículos para simplificar a regularização de pendências
Agora é possível resolver pendências sem sair de casa, com mais praticidade e autonomia para o cidadão
Por Plox
04/07/2025 11h10 - Atualizado há cerca de 14 horas
A digitalização dos serviços de trânsito em Minas Gerais acaba de ganhar mais um avanço significativo. Agora, quem for adquirir um veículo pode verificar e resolver possíveis pendências do automóvel de forma totalmente online, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade de atendimento presencial.

O novo recurso é parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), executada por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG). Essa funcionalidade está disponível no site www.transito.mg.gov.br e também no aplicativo MG App, e torna mais fácil visualizar todas as pendências diretamente na tela, com clareza e organização.
Caso o sistema identifique alguma irregularidade, o cidadão pode simplesmente anexar os documentos necessários para a regularização e resolver tudo em poucos cliques, com segurança e agilidade. Essa inovação visa oferecer mais praticidade e autonomia para o usuário. \"Essa inovação reflete o compromisso do Governo de Minas de modernizar os serviços de trânsito e facilitar a vida dos cidadãos, dando mais autonomia a eles\", afirmou Silvia Listgarten, secretária de Estado de Planejamento e Gestão.

A transferência digital de veículos está disponível desde novembro de 2024 em Minas Gerais e já possibilitou mais de 55 mil transações 100% online. O processo permite a realização da compra e venda de veículos a qualquer hora e de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet. O vendedor deve formalizar a transação usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) com conta GOV.BR nos níveis prata ou ouro. É necessário também que o veículo tenha o CRV-e (Certificado de Registro de Veículo Eletrônico), emitido a partir de 2021.
Após a venda, as informações são registradas automaticamente nas bases estaduais, eliminando a necessidade de reconhecimento de firma em cartório ou deslocamento até uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). O comprador só precisa levar o veículo até um ponto de vistoria para a finalização da transferência.
"Com a transferência digital de veículos, tornamos o processo mais ágil, seguro e acessível para comprador e vendedor. Agora, demos mais um passo, implementando a regularização remota de pendências, afirmou Silvia Listgarten.