Lula projeta nova candidatura e almeja feito inédito

Durante evento no Rio, presidente menciona possibilidade de ser eleito pela quarta vez em 2026

Por Plox

04/07/2025 16h16 - Atualizado há 1 dia

Durante uma cerimônia voltada à apresentação de investimentos no setor de refino e petroquímica da Petrobras, realizada nesta sexta-feira (4) em Duque de Caxias (RJ), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu indícios claros de que pretende disputar novamente a Presidência da República em 2026.


Imagem Foto: Presidência


Em um discurso que soou como uma prévia de campanha, Lula afirmou que muitos já pensam nas eleições, mas não sabem o que ele tem em mente.
“Se preparem porque, se tudo tiver como estou pensando, esse país vai ter, pela primeira vez, um presidente eleito quatro vezes pelos braços do povo”

, declarou o presidente.


O comentário foi feito no contexto da atual crise política entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Segundo Lula, alguns parlamentares agem como se o governo já tivesse chegado ao fim, o que, em sua visão, está longe de ser o caso. Ele pediu serenidade e reforçou a importância do diálogo entre os poderes. “Sou grato ao Congresso Nacional. Quando tem uma divergência, é bom. A gente senta na mesa, vai conversar e resolve. O governo pensa uma coisa, o Congresso está pensando outra. A gente vai resolver isso em uma mesa de negociação. Eu não quero nervosismo”, pontuou.



A tensão entre os poderes se agravou recentemente com a decisão da Câmara e do Senado de anular rapidamente o decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Planalto, pego de surpresa, decidiu levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de reverter a derrota.



Ainda durante o evento, Lula celebrou o anúncio de um aporte de R$ 33 bilhões para projetos que visam ampliar a produção com foco em fontes renováveis e aumentar a eficiência energética nas unidades da Petrobras no estado do Rio de Janeiro. A estatal estima que mais de 38 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, serão criados com os novos investimentos.


Destaques