Quarta morte por dengue é confirmada em Piracicaba; cidade ultrapassa 5,8 mil casos
Idoso da região sul, com comorbidades, é a nova vítima da doença; vacinação e mutirões seguem na cidade
Por Plox
04/07/2025 18h49 - Atualizado há cerca de 16 horas
A cidade de Piracicaba, no interior paulista, confirmou nesta sexta-feira (4) a quarta morte por dengue em 2025. A vítima, um idoso entre 60 e 69 anos com comorbidades, morava na região sul da cidade.

O óbito ocorreu entre os dias 8 e 14 de junho, sendo classificado como infecção pelo sorotipo 3 da dengue. O diagnóstico foi confirmado após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz e investigação da Vigilância Epidemiológica Municipal.
As outras três mortes registradas neste ano foram de mulheres — duas idosas e uma adulta — residentes nas regiões sul e oeste do município.
Desde o início do ano, Piracicaba já soma 5.868 casos confirmados da doença. Em comparação, no mesmo período de 2024, a cidade contabilizava 27.602 casos e 16 mortes.
Para conter o avanço da dengue, a Secretaria de Saúde intensificou as ações com equipes de agentes de saúde e zoonoses, que realizam visitas casa a casa durante a semana, com orientações e vistorias.
Aos sábados, os chamados arrastões da dengue continuam acontecendo. Nestes mutirões, são recolhidos materiais inservíveis em residências de acumuladores e feitas entradas forçadas em locais suspeitos de abrigar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (5), a ação acontece no bairro Mário Dedini e adjacências, das 8h às 14h, com concentração no Varejão Municipal local. No último arrastão, em 28 de junho, nos bairros Santana e Santa Olímpia, foram recolhidos 980 quilos de inservíveis.
A vacinação contra a dengue também segue ativa na cidade. Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem receber o imunizante em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h — com exceção da UBS Paulista (antigo Crab). Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto ou o Cartão Nacional do SUS. A imunização é feita em duas doses, com intervalo de três meses.
Para denúncias de imóveis abandonados ou possíveis focos do mosquito, a população pode registrar uma solicitação por meio do SIP 156 ou ligar para o PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.
A prefeitura reforça a importância da colaboração da comunidade no combate à proliferação da dengue, mantendo os ambientes limpos e livres de água parada.