Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Sóstenes Cavalcante pressiona por Nikolas Ferreira na relatoria da CPI do INSS

Deputado do PL-MG é o nome preferido para liderar investigação sobre descontos indevidos a aposentados, em meio a tensões entre Congresso e governo

04/07/2025 às 13:57 por Redação Plox

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará os descontos não autorizados em benefícios de aposentados do INSS está prevista para iniciar seus trabalhos em agosto. Nos bastidores, a definição do relator da comissão tem gerado intensa disputa política, especialmente entre membros da direita.


Imagem Foto: Câmara dos Deputados

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) tem defendido a indicação da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) para a relatoria, com quem compartilhou a autoria do requerimento da CPI. No entanto, essa escolha enfrenta resistência dentro do próprio partido. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), considera que é necessário um nome mais combativo para enfrentar o governo federal.


Nesse contexto, Sóstenes tem articulado para que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) assuma a relatoria. Conhecido por sua atuação incisiva e forte presença nas redes sociais, Nikolas é visto como alguém capaz de dar visibilidade à CPI e pressionar o governo. Outro nome considerado por Sóstenes é o do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que já atuou como relator em outras ocasiões.


A decisão final sobre a relatoria cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Inicialmente, Motta sinalizava a intenção de indicar um nome mais neutro, possivelmente do Centrão. No entanto, recentes atritos com o governo federal, incluindo críticas sobre a derrubada do decreto do IOF, têm levado Motta a reconsiderar sua posição. Ele agora avalia a possibilidade de indicar um parlamentar mais alinhado à oposição, como Nikolas Ferreira.


Enquanto isso, no Senado, o bloco formado pelo PL e pelo Novo já indicou os senadores Izalci Lucas (PL-DF), Jorge Seif (PL-SC) e Eduardo Girão (Novo-CE) como titulares da comissão, com Magno Malta (PL-ES), Marcos Rogério (PL-RO) e Rogério Marinho (PL-RN) como suplentes. Na Câmara, os nomes de Bia Kicis (PL-DF), Zé Trovão (PL-SC) e Coronel Fernanda (PL-MT) são mencionados para compor o colegiado, embora as indicações ainda não tenham sido formalizadas.


A presidência da CPI deve ficar com o Senado, e o nome do senador Omar Aziz (PSD-AM) é o mais cotado para o cargo. Aziz é aliado do governo e conta com o apoio do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP).


A definição da relatoria da CPI do INSS é aguardada com expectativa, pois poderá influenciar significativamente os rumos da investigação e o clima político entre o Congresso e o governo federal.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Lula opta por ligação diplomática e não participará da posse de Trump

A agenda do presidente Lula prevê uma conversa com Donald Trump apenas após o G20

(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
POLíTICA

Supremo Tribunal Federal pondera sentença de até 33 anos para Fernando Collor

De acordo com as acusações levantadas pela Operação Lava-Jato, Collor está envolvido em crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Lula envia convite a Trump para COP30 e anuncia pacote contra tarifaço
POLíTICA

Lula envia convite a Trump para COP30 e anuncia pacote contra tarifaço

Presidente brasileiro afirma ter mandado carta a Donald Trump e confirma liberação de R$ 30 bilhões para empresas afetadas por tarifas

Agência Brasil
POLíTICA

Lula enfrenta protesto de professores em Guarulhos e reage durante discurso

Os professores exigiam a autorização do governo federal para o reajuste salarial da categoria.

para você
Angélica
LAZER

Prefeitura convoca artistas de Coronel Fabriciano para formação de conselho

A assembleia de eleição e posse está marcada para quarta-feira (7) no auditório Maria Angélica, no Paço Municipal

UBS’s de Ipatinga atendem em horário estendido até sábado
SAúDE

UBS’s de Ipatinga atendem em horário estendido até sábado

Ampliação do expediente acontece desde quinta-feira em algumas das Unidades do município, conforme escala de revezamento. No sábado (21), não será necessário agendamento para ser vacinado, e pessoas com mais de 18 anos poderão procurar Unidades abertas

 Foto: Reprodução/X
GERAL

Senador é flagrado dormindo durante sessão no senado

Episódio gera repercussão nas redes sociais e não é a primeira vez que o político e presidente do Lazio é visto em tal situação

Timóteo firma parceria com Cemig SIM para oferecer energia solar e descontos na conta de luz
ECONOMIA

Timóteo firma parceria com Cemig SIM para oferecer energia solar e descontos na conta de luz

População de Timóteo pode aderir ao programa de energia solar compartilhada e garantir descontos de até 16% na fatura de energia