Viagens de Janja são feitas com passagens compradas em cima da hora

Levantamento aponta que 97% dos bilhetes adquiridos por Janja e equipe foram comprados com até 15 dias de antecedência

Por Plox

04/07/2025 08h08 - Atualizado há 1 dia

Desde o início do atual governo, a primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, tem realizado viagens oficiais acompanhada de sua equipe. Um levantamento recente revelou que, das 144 viagens feitas por ela e seus assessores em voos comerciais, 140 foram agendadas com, no máximo, 15 dias de antecedência, representando 97% do total.


Imagem Foto: Agência Brasil


No caso específico das viagens de Janja, não há registros de passagens compradas com mais de nove dias de antecedência. Essa prática se repetiu mesmo em compromissos internacionais marcados com ampla antecedência, como a 48ª sessão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), em Roma, e a Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), em Paris.



A compra de passagens com pouca antecedência tende a resultar em bilhetes mais caros, especialmente em trechos internacionais. Além de Janja, o levantamento considerou as viagens de 12 servidores que a acompanham de forma informal em eventos diversos, no Brasil e no exterior.



O Painel de Viagens do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), que serve como base oficial de dados públicos, apresenta informações com defasagem de semanas. Por isso, ainda não há registros da mais recente viagem da primeira-dama à França, entre os dias 4 e 9 de junho, quando acompanhou o presidente Lula em visita ao presidente Emmanuel Macron. A última viagem de Janja registrada no painel é de março deste ano, também para Paris, onde ela participou de um evento voltado à temática da nutrição.



Procurada para comentar sobre o assunto, a assessoria de Janja ainda não se manifestou.


Destaques