Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Geral
Conheça o Subprograma de Prevenção de Riscos Ocupacionais
As atividades inerentes ao subprograma são realizadas pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pela autarquia para o empreendimento
04/08/2021 às 14:13por Redação Plox
04/08/2021 às 14:13
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O DNIT, atuando dentro das ações previstas pelo Plano de Controle Ambiental (PCA) para a duplicação da BR-381 em Minas Gerais, atua para empreender o Subprograma de Prevenção de Riscos Ocupacionais aos trabalhadores envolvidos nas obras construtivas. Esse subprograma tem como objetivo geral prevenir os riscos de acidentes de trânsito, transporte e uso de máquinas e equipamentos na construção do trecho Governador Valadares – Belo Horizonte, através da implementação da legislação vigente sobre saúde e segurança.
As atividades inerentes ao subprograma são realizadas pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, Gestora Ambiental contratada pela autarquia para o empreendimento, e focam a avaliação das medidas de proteção para o trabalho capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, na prevenção dos riscos de acidentes de trânsito e na prevenção aos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
Foto: Divulgação DNIT
Estas atividades da Gestora Ambiental acompanham e verificam a composição e dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia e Segurança e Medicina do Trabalho - SESMET e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA das empresas envolvidas e os arranjos físicos, instalações e dispositivos elétricos deverão estar de acordo com o que determina a NR 12. Além disso, a gestora avalia os treinamentos aos funcionários quanto a utilização correta de máquinas e equipamentos, realização de DDS (Diálogo Diário de Segurança) a respeito das máquinas e equipamentos a serem operados e a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual - EPI’s aos trabalhadores, entre outras atividades.
Para que o subprograma seja avaliado na íntegra, a Gestora Ambiental faz contato com as construtoras dos lotes em obras para verificar a documentação que comprova a execução de treinamentos, treinamento e conscientização quanto à importância e utilização correta dos EPI´s, e a ficha de controle de entrega dos equipamentos. Também é evidenciado os documentos que comprovam a realização de DDS.
Todos os programas e subprogramas socioambientais desenvolvidos nas obras de duplicação da BR-381/MG são regidos pelo Plano de Controle Ambiental (PCA), que traça ações para reduzir ou eliminar os impactos das obras no meio ambiente, nas comunidades lindeiras e para os usuários em trânsito. Esse trabalho acontece em paralelo ao avanço das obras, em todos os lotes da duplicação.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.
Decisão estabelece que instituições financeiras devem ressarcir clientes prejudicados por fraudes se houver deficiência na proteção de dados ou falha em detectar operações atípicas.