Por Plox
04/08/2021 18h43 - Atualizado há cerca de 1 anoEm razão da queixa feita em vídeo gravado com celular por um usuário da rede municipal de Saúde, e postada em uma mídia social questionando a reutilização de seringa descartável para diabéticos, a Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, esclareceu que a reutilização, não compartilhada, é sugerida embasada na Deliberação CIB-SUS de 17 de julho de 2019 e na resolução municipal 017/2020, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde sob respaldo da equipe médica.
No município, há pacientes que necessitam de insulina mais de uma vez por dia, sendo permitido o uso individual em até três aplicações por seringa com agulha, conforme consta na Deliberação.
O Plox entrou em contato com o Secretaria de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, e o mesmo explicou que assim como a recomendação do SUS, Coronel Fabriciano também segue a resolução municipal 017/2020, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde. “A reutilização de seringa pelo mesmo paciente nas aplicações de insulina em até três vezes com o mesmo medicamento é perfeitamente segura e permitida pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Todos os municípios brasileiros seguem o mesmo protocolo com dispensação máxima de 30 unidades de seringas descartáveis por paciente”.
Conforme o artigo 14 da resolução municipal, “caso seja necessário aumento de quantitativo de seringas o paciente pode solicitar ao médico endocrinologista de referência da rede preencher formulário próprio de solicitação de aumento”.
O Secretário de Governança da Saúde reitera que não há falta de insumos e pede aos usuários que, porventura se sentirem inseguros, entrem em contato com a secretaria pelo telefone: 3406-7409.