Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

MEC divulga lista de pré-selecionados para Fies do segundo semestre

Seleção assegura a expectativa de direito à vaga

04/08/2021 às 11:47 por Redação Plox

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no fim da noite dessa terça-feira (3) a relação dos candidatos pré-selecionados em chamada única ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2021. O resultado está disponível na página do Fies.

A seleção assegura apenas a expectativa de direito à vaga, já a contratação do financiamento está sujeita às demais regras e procedimentos de formalização do contrato. O prazo para complementação das informações da inscrição começa hoje (4) e vai até sexta-feira (6).

Os estudantes não pré-selecionado foram automaticamente incluídos em lista de espera, observada classificação. Considerando que não existe novo ranqueamento, após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da lista de espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção.

Nesse caso, os candidatos deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no sistema. O prazo final para a lista de espera é 31 de agosto.

Em 2021 o Fies teve a oferta total de 93 mil vagas. Nesta seleção do segundo semestre, estão disponíveis 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior. Caso hajam vagas remanescentes, não ocupadas na chamada única, o MEC poderá fazer nova seleção.

Para ter acesso ao fundo, é necessário ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos e ter participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, obtendo no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

O Fies é o programa do governo federal que tem o objetivo de facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas aderentes ao programa. Criado em 1999, ele é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal, sem incidência de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas, sem seleção, e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Compartilhar a notícia

Veja também
sisu
EDUCAçãO

Sisu abre inscrições para a primeira edição de 2022

Interessados podem se inscrever até as 23h59 do dia 18

Curso gratuito de panificação prorroga inscrições e oferece bolsa e emprego
EDUCAçãO

Curso gratuito de panificação prorroga inscrições e oferece bolsa e emprego

Iniciativa da Fundação Bunge abre 120 vagas para formação profissional em BH, Brasília, Recife e Rio com apoio do Senai e Sebrae

aass
EDUCAçãO

Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível

Inscrições começam em 22 de janeiro

Reitores de universidades federais de PE cobram mais verbas do governo
EDUCAçãO

Reitores de universidades federais de PE cobram mais verbas do governo

Encontro entre representantes das instituições revelou queda significativa no orçamento e impactos no funcionamento acadêmico

para você
Macaco invade geladeira e causa destruição em apartamento no RJ
GERAL

Macaco invade geladeira e causa destruição em apartamento no RJ

Animal revirou alimentos e quebrou potes antes de ser descoberto por morador no Jardim Botânico

FAMOSOS

Ludmilla erra estado de Belo Horizonte ao divulgar turnê do Numanice

Prefeitua de BH entra na brincadeira após erro de divulgação de Ludmilla

Viatura Polícia Civil
POLíCIA

Avô é preso acusado de estuprar a neta de 7 anos no Vale do Rio Doce

As investigações tiveram início em 2016, e a PCMG descobriu que o suspeito se aproveitava de momentos em que a vítima estava sozinha em casa

LAZER

Conheça os hábitos que danificam os cabelos cacheados

Modere o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e considere ajustar sua alimentação, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos para ajudar a controlar a oleosidade do cabelo