Estrela do basquete americano é condenada a 9 anos de prisão por tráfico de drogas

Brittney Griner também terá que pagar uma multa de 1 milhão de rublos, cerca de R$ 85,8 mil.

Por Plox

04/08/2022 16h31 - Atualizado há mais de 1 ano

A atleta Brittney Griner, considerada uma das melhores jogadoras de basquete do mundo, foi condenada nesta quinta-feira (4), a nove anos de prisão por tráfico de drogas. Brittney também terá que pagar uma multa de 1 milhão de rublos, cerca de R$ 85,8 mil.

Em fevereiro deste ano, a jogadora, de 31 anos, foi detida após desembarcar em Moscou e funcionários da alfândega encontrarem cartuchos de vape com óleo de cannabis em sua bagagem. Segundo os advogados da atleta da WNBA (Liga Feminina de Basquete dos EUA), ela utilizava cannabis medicinal para “dor crônica grave”, que é autorizado em quase todo território dos Estados Unidos, mas proibido na Rússia.

Foto: Reprodução / Twitter

 

Brittney se declarou culpada de transportar a substância à Rússia por descuido e negou qualquer tipo de tráfico de entorpecentes. 

Em comunicado, o presidente americano, Joe Biden, disse que a prisão "é inaceitável". “Peço que a Rússia a liberte imediatamente, para que ela possa ficar com sua esposa, seus entes queridos, amigos e suas companheiras de equipe", disse Biden.

Os Estados Unidos chegaram a propor uma “troca de prisioneiros" para garantir a liberdade do atleta e de outro americano. Eles ofereceram um traficante de armas russo preso em território americano, mas a proposta foi negada pelo governo russo.

Destaques