Impacto da pandemia: incertezas pairam sobre o pagamento do PIS 2022

Devido às mudanças que o calendário sofreu, muitos trabalhadores estão na dúvida. Como irá funcionar o benefício no próximo ano?

Por Plox

04/08/2023 10h41 - Atualizado há quase 2 anos

A pandemia de Covid-19, além de seus impactos diretos na saúde e na economia, também causou mudanças significativas no calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Tais mudanças trouxeram consigo uma onda de dúvidas entre os trabalhadores sobre o funcionamento do benefício para o ano de 2022.

 

Agência Brasil

Alterações no Calendário: O Caso do Ano-base 2020

Com a chegada da pandemia, o governo tomou a decisão de adiar o repasse do ano-base 2020, que originalmente seria realizado em 2021. Os recursos, então, foram direcionados para o combate à Covid-19. Posteriormente, o calendário de pagamentos foi retomado e os benefícios referentes ao ano de 2020 foram efetivamente pagos aos trabalhadores.

Pagamentos em Andamento: Ano-base 2021

Neste momento, o pagamento do PIS/PASEP referente ao ano-base 2021 está sendo feito e está quase concluído. O início desses pagamentos, no entanto, ocorreu apenas em fevereiro de 2023, em vez de 2022, como originalmente programado.

O Futuro Incerto do PIS/PASEP: Ano-base 2022

A questão que paira no ar agora é: como será o pagamento do PIS/PASEP para aqueles que trabalharam durante o ano de 2022? Seguindo a tendência das alterações recentes, presume-se que o pagamento desse benefício ocorrerá apenas em 2024. No entanto, é importante salientar que essa é uma situação fluida e sujeita a mudanças. Até o momento, o Governo Federal não emitiu nenhuma nota oficial sobre a regularização do cronograma do benefício.

Como Será Realizado o Pagamento do Benefício?

As instituições responsáveis pelo pagamento do benefício são a Caixa Econômica Federal, para os trabalhadores de empresas privadas (PIS), e o Banco do Brasil, para os servidores públicos (PASEP). Atualmente, o valor do benefício corresponde a um salário mínimo para aqueles que trabalharam todos os meses do ano com carteira assinada.

Consulta dos Valores

Para os trabalhadores interessados em consultar os valores a serem recebidos, o governo disponibiliza um sistema online que pode ser acessado a partir de casa. Os interessados deverão seguir as instruções fornecidas pelo próprio sistema para realizar a consulta.

Destaques