Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Cidade mineira lidera ranking nacional de cachaçarias por habitante

Com apenas 3 mil moradores, Lamim se destaca pela maior densidade de cachaçarias legalizadas do Brasil e investe em turismo e produção artesanal

04/08/2025 às 16:07 por Redação Plox

O pequeno município de Lamim, localizado na Zona da Mata mineira e com pouco mais de 3 mil habitantes, alcançou um reconhecimento inédito: tornou-se a cidade com maior número proporcional de cachaçarias legalizadas do Brasil. São 10 estabelecimentos registrados, de acordo com o Anuário da Cachaça 2025, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que equivale a uma cachaçaria para cada 323 moradores.


Imagem Foto:  Maria Teresa Leal / Seapa


Esse cenário é fruto de uma combinação de fatores favoráveis, segundo Flávio Santos, fiscal agropecuário e químico do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Ele destaca o clima ameno da região, a boa distribuição de chuvas, a forte tradição familiar na produção da bebida e o apoio de programas do Governo de Minas, como os desenvolvidos pela Emater-MG e pelo próprio IMA.


“O mineiro tem paixão e tradição na produção de cachaça. Com assistência técnica, pesquisa e incentivo à regularização, abrimos caminhos para que nossas cachaças ganhem cada vez mais espaço no país e no mundo”, afirmou o vice-governador Mateus Simões, celebrando o feito de Lamim.


Thales Fernandes, secretário de Agricultura do estado, também ressaltou a importância da cadeia produtiva da cachaça para a economia rural de Minas Gerais, lembrando que o setor é símbolo da cultura mineira e continuará sendo fortalecido com investimentos e apoio institucional.


O IMA tem papel fundamental nesse processo, sendo o responsável por garantir que as cachaçarias sigam critérios sanitários e de qualidade. “Os alambiqueiros de Lamim entenderam que o registro agrega valor ao produto, melhora sua qualidade e pode trazer melhores preços de venda”, explicou Flávio Santos.


Um dos casos que ilustram essa transformação é o dos irmãos Nivaldo e Lúcio Rezende, do distrito de Piranguinha, que regularizaram a Cachaça Laminense, fabricada por eles desde o ano 2000. Após contato com o IMA, decidiram reconstruir a fábrica com recursos de um empréstimo bancário, seguindo todas as normas exigidas. “Hoje trabalhamos com tranquilidade e orgulho”, relatou Nivaldo.


A dupla agora se prepara para participar do 2º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentes da Emater-MG, destacando o suporte técnico da instituição em diversas fases da produção, desde a colheita até a administração do negócio. “Foram os técnicos da Emater que elaboraram o projeto apresentado ao banco para o empréstimo”, completou Lúcio.


Outro produtor que apostou na regularização e qualidade foi Silbert Mourthé, da Destilaria Arruda, situada na zona rural de Lamim. Em apenas três anos, ele estruturou uma produção de cachaça premium com apoio técnico, e agora busca expandir a marca para bares de Belo Horizonte e também para o mercado do Nordeste.


Para o secretário municipal de Lamim, Juninho Pedrosa, o reconhecimento nacional é apenas o início de uma nova etapa para o município. A prefeitura, junto aos produtores locais, estuda estratégias para fortalecer a identidade da cachaça regional, aumentar a visibilidade do produto e fomentar o turismo. “Queremos valorizar ainda mais nossos produtores, incentivar a capacitação e a legalização. Lamim está mostrando que tamanho não é documento”, finalizou.


Compartilhar a notícia

Veja também
ECONOMIA

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

O processo pode ser feito de maneira simples por meio do Portal do Simples Nacional ou pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), acessando o serviço de “Parcelamento – Simples Nacional”.

notas_real_50_2_de_1-4.jpg
ECONOMIA

Auxílio Emergencial: todos os pagamentos serão feitos em conta digital; veja as datas

Foto: Igor Silva
ECONOMIA

Em Fabriciano e Timóteo, supermercados e empresas do ramo abrem no feriado

Outros serviços essenciais também podem ser encontrados funcionando nas cidades

Caixa Tem atualização auxílio emergencial
ECONOMIA

Nascidos em novembro podem atualizar aplicativo usado no pagamento do auxílio

O calendário de atualização segue um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes

para você
EDUCAçãO

Inscrições do Sisu 2025 abrem nesta sexta-feira com prazo até 21 de janeiro

Candidatos podem se inscrever gratuitamente e disputar vagas em universidades públicas com base na nota do Enem.

SAúDE

Prefeitura de Ipatinga promove vacinação nas escolas municipais

“Nosso objetivo é atingir o maior número possível de crianças e adolescentes, fortalecendo a proteção à saúde pública por meio da imunização”

Parque-Ipanema.jpg
EMPREGO

Brasil terá que capacitar 10,5 milhões de trabalhadores para a indústria até 2023, diz levantamento

Nabila Furtado morre aos 35 anos após dois meses internada
FAMOSOS

Nabila Furtado morre aos 35 anos após dois meses internada

Ex-miss e ex-primeira-dama de Cariacica estava hospitalizada tratando uma trombose