Ipatinga abre vagas para aulas gratuitas de ginástica e judô
Crianças entre 7 e 13 anos podem se inscrever para participar do projeto Ipatinga Cidade Olímpica, que oferece 60 vagas com início imediato
Por Plox
04/08/2025 09h35 - Atualizado há 1 dia
A partir desta terça-feira, 5 de agosto, o projeto Ipatinga Cidade Olímpica inicia o período de matrículas para aulas gratuitas de ginástica artística e judô voltadas a crianças de 7 a 13 anos. A ação disponibiliza 60 vagas no total, sendo 30 para cada modalidade.

Viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, o projeto é promovido pela Associação Esportiva e Recreativa Usipa, em colaboração com o Instituto Ecomovimento e com apoio da Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel).
As atividades acontecem no Recanto Ideal Clube, situado na rua Ari Barroso, nº 343, bairro Ideal. As inscrições também são realizadas no local, das 9h às 16h, exigindo a apresentação de cópias dos documentos do responsável, da criança e do comprovante de residência. As aulas começam no mesmo dia das matrículas, e as vagas são limitadas.

Para a ginástica artística, serão ofertadas turmas nas segundas e quartas-feiras. Crianças de 7 a 9 anos terão aulas das 18h às 19h, enquanto as de 11 a 13 anos frequentarão o horário das 19h às 20h. Já o judô será oferecido às terças e quintas-feiras, com os pequenos de 7 a 9 anos treinando das 18h30 às 19h30, e os maiores, de 11 a 13 anos, das 19h30 às 20h30.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, destacou que a iniciativa é uma ferramenta de transformação social.
“Aproveito a oportunidade para dizer aos empresários de Ipatinga que recolhem ISSQN que 50% do imposto devido pode ser deduzido ao incentivar projetos sociais como este, que promovem a inclusão e o desenvolvimento de crianças e jovens em nossa cidade.”
Para Josias Alves, gerente de esportes da Usipa, os benefícios vão além das práticas físicas.
“Queremos oferecer às crianças não só o aprendizado técnico de ginástica artística e judô, mas também trabalhar valores como disciplina, respeito e convivência. A iniciativa é uma forma de ampliar o acesso ao esporte e fomentar talentos locais.”
A comunidade interessada pode buscar mais informações por meio do telefone divulgado pela organização.