Projeto leva aulas de música gratuitas a 126 crianças e adolescentes em Ipaba

Iniciativa cultural oferecerá flauta doce e material didático até 2026, com apoio da CENIBRA e da Prefeitura

Por Plox

04/08/2025 13h13 - Atualizado há 1 dia

A cidade de Ipaba agora conta com um importante reforço na formação cultural e educacional de seus jovens. Na manhã da última quinta-feira (31), foi lançado oficialmente o projeto Musicaricando Orquestra do Futuro, que promete transformar a vida de 126 crianças e adolescentes com aulas gratuitas de música.


Imagem Foto: Divulgação


A cerimônia de lançamento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades locais, representantes do projeto e convidados. Dentre os presentes estavam os vereadores Valter Inácio de Almeida (presidente da Câmara), Carlos Roberto Medeiro Vieira (vice-presidente), João Paulo de Oliveira Ramos, Willians Lucas da Silva e Manoel Messias de Almeida. Também participaram o ex-prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis, o prefeito de Mesquita, Ilton Torres, e o vereador de Ipatinga, Matheus Braga.


Imagem Foto: Divulgação


As aulas terão início nesta quinta-feira (07/08) e seguirão até julho de 2026, sendo ministradas na Escola Municipal João Anício de Brito. As atividades serão oferecidas a jovens com idades entre 7 e 17 anos, que receberão gratuitamente flauta doce, material didático e acompanhamento. Todos os eventos do projeto com presença de público contarão com acessibilidade em Libras.


Imagem Foto: Divulgação


Viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Musicaricando conta com patrocínio da CENIBRA, apoio da Prefeitura de Ipaba e do Instituto CENIBRA, e realização do Instituto Cultural Ultra Jazz em parceria com o Governo Federal. Samuel Machado, presidente do Instituto Ultra Jazz, destacou o objetivo da ação: “Trabalhamos pelo desenvolvimento humano, por meio das aulas de música. Não tenho dúvidas de que também vamos colher muitos frutos com o Musicaricando em Ipaba.”


Imagem Foto: Divulgação


Edson Valgas, diretor executivo do Instituto CENIBRA, afirmou que a ação faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades. “Temos o desafio de promover ações de responsabilidade social em 54 municípios. Esta iniciativa está entre os projetos que ampliam as oportunidades para a empresa alcançar mais comunidades.”


Para a secretária de Educação de Ipaba, Dircene Antunes, que representou o prefeito Juninho da Saúde no evento, a música se integra ao projeto pedagógico da cidade. “Em Ipaba, buscamos a formação integral de cada aluno, especialmente o desenvolvimento cognitivo das crianças e adolescentes. O Musicaricando será um sucesso.”


Destaques