Familiares de Weverton Rocha são alvos de nova fase da Operação Sem Desconto

PF cumpre mandados no Distrito Federal e no Maranhão em apuração sobre suspeitas de lavagem de dinheiro ligada a descontos não autorizados do INSS.

04/08/2026 às 10:54 por Redação Plox

Familiares do senador Weverton Rocha (PDT-MA) estão entre os alvos de uma nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (4). A ofensiva apura suspeitas de lavagem de dinheiro relacionadas ao esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Senador Weverton Rocha

Senador Weverton Rocha

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Ao todo, são cumpridos 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Maranhão, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os parentes atingidos pelas medidas estão a esposa, uma filha e duas irmãs do parlamentar. O advogado e empresário Willer Tomaz também teve endereços submetidos a buscas.

Senador não é alvo nesta fase

O próprio Weverton Rocha não é alvo das medidas cumpridas nesta terça-feira. A CNN Brasil chegou a informar inicialmente que o senador estava entre os alvos, mas corrigiu a publicação posteriormente. A reportagem procurou o parlamentar e aguardava manifestação até a última atualização.

A PF informou ter identificado indícios de movimentações financeiras e patrimoniais realizadas, em tese, com contas de terceiros, empresas e operações em dinheiro vivo. A suspeita é de que essas estruturas tenham sido utilizadas para ocultar a origem e o destino dos recursos. Durante as buscas, a corporação divulgou a apreensão de uma máquina de contar dinheiro com um dos alvos, sem revelar em qual endereço o equipamento foi encontrado.

Willer Tomaz declarou que a busca ocorreu porque ele é proprietário de uma aeronave utilizada por Weverton em uma viagem particular. O advogado negou qualquer vínculo com o esquema investigado e afirmou que está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.

Weverton já havia sido alvo de busca e apreensão em dezembro de 2025, em outra etapa da Operação Sem Desconto. A investigação prossegue para identificar a origem e a destinação dos valores, a finalidade dos repasses e a eventual responsabilidade individual de cada pessoa alcançada pelas apurações.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a