Caso de sarampo é confirmado em adolescente de Juiz de Fora

04/09/2019 12:56

Paciente mora em Juiz de Fora, mas esteve com parentes de São Paulo, onde há surto da doença

Publicidade

Minas Gerais registrou nessa terça-feira, 3, mais um caso de sarampo no estado, desta vez, em Juiz de Fora. A paciente, segundo a Secretaria de Saúde do município, tem 16 anos. Ela foi imunizada apenas com uma dose da tríplice viral e estava em outra cidade, tendo contato com parentes que moram em São Paulo, onde há uma epidemia de sarampo.

"Conforme previsto em protocolo, foi colhida uma amostra de sangue do paciente, que foi enviada para Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, para análise. O Departamento foi informado pela Fundação que o resultado do exame acusou positivo", disse o comunicado da pasta.

Vacina

Vacina é a única forma de prevenir o sarampo- Foto: Divulgação

Alguns estudantes da sala de aula da garota e alguns funcionários da instituição foram vacinados. Além desse caso confirmado, uma menina de 1 ano e 9 meses está com suspeita da doença e o caso segue investigado na cidade. A criança só havia tomado uma dose da vacina. 

Casos em Minas Gerais

Quatro casos já foram confirmados no estado, segundo o mais recente levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), em 30 de agosto. A adolescente de Juiz de Fora ainda não entrou nos números da SES.

A doença é altamente contagiosa e a única maneira de evitar o sarampo é pela vacinação.

Saiba quem deve se imunizar:

1ª dose: crianças com 1 ano de idade

2ª dose: com 1 ano e 3 meses de idade

Em adolescentes e adultos até 29 anos: duas doses, com intervalo de 30 dias entre as doses.

Pessoas entre 30 e 49 anos tomam apenas uma dose.
 

Atualizada às 14h54



Publicidade