Desfile de 7 de Setembro em Ipatinga terá cerca de 4 mil participantes

04/09/2019 11:38

A expectativa é de comparecimento de um público superior a 20 mil pessoas

Publicidade

Já está tudo pronto para o grande Desfile Cívico de 7 de Setembro em Ipatinga, evento que promete entrar para a história do município como uma de suas realizações mais marcantes. A programação será aberta às 8h30 deste sábado, na avenida Roberto Burle Marx, que será  palco de um desfile com a participação de 70 pelotões, entre polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, escolas e instituições da sociedade civil. 

O Dia da Pátria em Ipatinga é organizado em conjunto pelas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e de Educação (SME), com o apoio de todas as demais pastas da administração municipal e a retaguarda da Polícia Militar. A expectativa é que um público superior a 20 mil pessoas compareça à festa. Serão distribuídas miniaturas de bandeiras do Brasil e da cidade ao público presente.

Divulgação PMDESFILE-7-DE-SETEMBRO---IPATINGA-2

Interdição 
O trânsito na avenida Roberto Burle Marx será interrompido a partir desta quinta-feira (5) no sentido estádio Ipatingão até o estacionamento da Feira de Produtores para a montagem do palanque que vai receber as autoridades policiais e políticas e demais estruturas que compõem o evento. No dia do evento, a outra parte da avenida também estará interditada. 

Na manhã de sábado (7), será colocado o cordão de isolamento em toda a extensão do corredor cívico por onde passarão as delegações. Banheiros químicos também estarão à disposição do público em três pontos estratégicos, além de ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
 
Devido ao tempo seco e com previsão de temperatura elevada no dia do desfile, pontos de distribuição de água potável serão montados ao longo da avenida.
 
Ordem do desfile 
A concentração das delegações será no pátio junto ao hall de entrada do Ipatingão. A cerimônia terá início às 8h30 com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e Ipatinga. A banda da escola de música Tenente Oswaldo Machado (TOM) e o Coral Municipal ficarão responsáveis pelo Hino Nacional e marchas do desfile.

Ao todo, mais de 4 mil pessoas irão desfilar na avenida durante o evento, que tem previsão de encerramento às 11h30. Os primeiros a entrarem na avenida serão as corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Assim como no ano passado, o pelotão da Polícia Civil também estará integrando o bloco de entidades representantes da segurança pública estadual. 

Em seguida será a vez dos Movimentos da Terceira Idade, precedendo as instituições que atendem crianças e adolescentes. Na sequência, desfilarão as escolas públicas. 

Passará ainda pela avenida a delegação da Olimpíada do Conhecimento, Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei 2019), com a mascote Junio, o gato do mato com chapéu de congado e uniforme que simboliza as escolas de Ipatinga. 

O pelotão da saúde estará na avenida abordando as grandes campanhas realizadas pela administração municipal. Mais de 60 profissionais do setor passarão pela Burle Marx, levando junto as mascotes do mosquito da Dengue, do ‘Zé Gotinha’ e ‘Maria Gotinha’, fazendo alusão às campanhas contra as arboviroses e de vacinação infantil. 

Pertencimento
Conforme o prefeito Nardyello Rocha, “esse evento, para nós, tem um valor muito grande. Eu me lembro de que quando assumi a prefeitura, uma de nossas metas, um dos desafios que lançamos, era devolver ao povo de Ipatinga a sensação de pertencimento, a sensação de que a cidade é deles, assim como o Vale do Aço é nosso, o Brasil é nosso. E isso a gente faz aguçando o espírito cívico nas pessoas por meio de ações concretas que se traduzam em bem-estar e melhor qualidade de vida”.

O Executivo continua: “Nós já fizemos um belo evento no ano passado e, este ano, mais uma vez, será um acontecimento de gala. Entre outras iniciativas, o nosso governo tem primado por investimentos em benefício de crianças e adolescentes, nas áreas esportiva, social e educacional. O desfile ganha ainda mais significado, também, pelo trabalho que temos feito voltado para a revitalização do Parque Ipanema, o nosso principal cartão de visitas, que ficará ainda mais agradável com os quiosques prestes a serem inaugurados e hoje já conta com as condições de segurança necessárias para ser frequentado tanto ao dia quanto à noite”.

Novidades
Entre as novidades do desfile cívico no Parque Ipanema neste 7 de Setembro estão os agentes de limpeza pública, que desfilarão pela primeira vez. Outra participação inédita será de 400 crianças que praticam diferentes modalidades esportivas gerenciadas pela Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe) e Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), entidades conveniadas com a Prefeitura de Ipatinga.

Outra atração será o time de Futebol Americano da cidade, o Ipatinga Tigres, que atualmente disputa a divisão de acesso do Campeonato Brasileiro da categoria. O time promete levar os atletas com todos os apetrechos utilizados numa partida da modalidade. 

Haverá desfile também de equipes do SAMU, carros antigos, clube de motociclistas e fanfarras. 

O encerramento do desfile ficará por conta das instituições filantrópicas e da banda de música da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A área de dispersão será próxima ao estacionamento do estádio Ipatingão. 

Áreas de estacionamento
- Avenida Maanaim (margem do ribeirão Ipanema) 
- Toda a extensão da avenida Cláudio Moura (sentido bairros/Centro)
- Estacionamento do Ipatingão 
- Avenida Roberto Burle Marx do Kartódromo até a área do Desfile e no sentido contrário.
 



Publicidade