Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Doenças cardiovasculares e câncer são as que mais matam no mundo

04/09/2019 às 15:38 por Redação Plox

As doenças cardiovasculares são as que mais matam entre as enfermidades pelo mundo afora. De 55 milhões de mortes estimadas no planeta em 2017, 17,7 milhões são relacionadas a problemas no coração, especialmente em nações de baixa e média renda. Já entre os países mais ricos, o câncer lidera. 

A informação foi divulgada nessa terça-feira, 3 de setembro, em um levantamento da revista científica The Lancet. Entre os problemas do coração, estão a insuficiência cardíaca, derrame, ataque cardíaco e a angina. Dentre os números, os países mais abastados, detém 23% das mortes por problemas cardíacos, enquanto 41% são de países de média renda, já 43%, estão em países mais pobres. Alguns motivos para as doenças cardíacas serem mais proeminentes em países de renda baixa são: falta de atendimento adequado, uso de remédios são bem menores que em países ricos, condições de saúde, fatores comportamentais,  como tabagismo, sedentarismo; fatores psicossociais, como nível educacional, e transtornos mentais, como depressão etc.

WITTHAYA PRASONGSIN, GETTY IMAGES

Foto: Divulgação

No caso do câncer, em países ricos, os números alcançam 55% das mortes, 30% em países de média renda. Por fim, os países mais pobres abrangem 15%. A Universidade McMaster e a Hamilton Health Sciences, no Canadá, foram as responsáveis pela pesquisa que durou nove anos e meio, feita com 162.534 pessoas, de 35 a 70 anos, de 21 países.
 

Atualizada às 15h38

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a