Maior avião produzido pela Embraer no país é entregue pela FAB

04/09/2019 07:09

A cerimônia de entrega acontece nesta quarta-feira, com a presença do presidente Jair Bolsonaro

Publicidade

A primeira unidade do maior avião militar produzido pela Embraer no Brasil será entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) nesta quarta-feira, 4 de setembro. A aeronave é um modelo cargueiro Embaer KC-390. O evento inaugural será realizado na base aérea de Anápolis (GO) e terá a presença do presidente Jair Bolsonaro.

O avião é o maior projetado e produzido no país pela Embraer, e substituirá os C-130 Hércules da FAB, que têm quatro décadas em atividade. Essas aeronaves têm como característica a facilidade de pouso em pistas diversas, capacidade de fazer transporte e versatilidade. O KC-390, que tem capacidade igual ao do C-130, é projetado para lançar cargas e paraquedistas no ar, eliminar incêndios e operar salvamento e busca. Pode levar até 80 passageiros, além de um helicóptero militar de grande porte. 

Avião cargueiro Embraer KC-390 saindo da linha de produção da Embraer Gerson Fujiki/21.out.2014/Embraer

Aeronave pode levar até 80 pessoas e pode atuar combatendo incêndios-Foto: Embraer/Divulgação

Foram encomendadas pela FAB um total de 28 aeronaves em 2014, com um investimento de R$ 7,8 bilhões. Nos próximos anos, mais 27 aviões devem ser entregues ao governo. Em feiras de aviação pelo mundo, a Embraer mostrou o KC-390, chamando a atenção e interesse de diversos países da América do Sul e Europa.

Atualizada às 11h36



Publicidade