Inmet alerta para baixa umidade em 16 estados e no DF

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população tome medidas de prevenção, como aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol entre as 10h e 16h

Por Plox

04/09/2024 18h35 - Atualizado há 4 meses

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, indicando que a umidade relativa do ar está variando entre 12% e 20%. Além disso, um alerta amarelo de perigo potencial para baixa umidade foi registrado nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Espírito Santo.

Estados sob alerta laranja

Os estados com alerta laranja devido à baixa umidade são:

  • Região Norte: Tocantins, Rondônia e Pará.
  • Região Nordeste: Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
  • Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Região Sudeste: Minas Gerais e São Paulo.
  • Região Sul: Paraná.

 


Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

 

Recomendações do Inmet

Diante das condições climáticas adversas, o Inmet recomenda que a população tome medidas de prevenção, como aumentar a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol entre as 10h e 16h, horários de maior intensidade solar e risco de desidratação. Também é aconselhável intensificar o uso de hidratantes e umidificadores de ar nos ambientes internos.

Situação crítica em Brasília

A situação é especialmente preocupante em Brasília, onde a capital federal registrou ontem o dia mais seco do ano, com umidade relativa do ar atingindo apenas 7%. Hoje, a umidade subiu para 12%, com a temperatura alcançando 31°C às 15h. Não há previsão de chuva para os próximos dias, o que mantém o estado de alerta na cidade.

Destaques