Helton Arruda, ex-goleiro da Seleção, é preso por violência doméstica em Portugal
Durante operação policial, arma e munições foram encontradas na casa do ex-jogador, que agora responderá em liberdade e terá que se apresentar à Justiça
Por Plox
04/09/2025 10h28 - Atualizado há cerca de 9 horas
Helton Arruda, ex-goleiro da Seleção Brasileira e com passagens por clubes como Vasco da Gama e Porto, foi preso nesta quarta-feira (3) em Portugal, em decorrência de uma denúncia de violência doméstica.

Durante uma operação realizada pela polícia militar, agentes encontraram uma arma de fogo e munições na residência do ex-atleta. Os materiais estavam guardados no quarto da casa, e segundo o jornal Público, Helton afirmou que o armamento pertencia a um amigo que morreu, e que havia estado em seu estúdio para gravar uma música.
As autoridades portuguesas informaram que a arma apreendida havia sido furtada em uma cidade a cerca de 70 quilômetros do local onde Helton reside. Após prestar depoimento, ele foi liberado, mas terá que comparecer regularmente à Justiça enquanto o caso segue em investigação.
A ação policial foi desencadeada após uma mulher, com quem Helton manteve um relacionamento extraconjugal por aproximadamente dez anos, denunciá-lo por violência doméstica. Ela relatou que, durante um desentendimento, o ex-goleiro foi até sua casa para pegar pertences pessoais e encostou “um objeto que lhe pareceu ser uma arma de fogo” contra sua cabeça.
Natural de São Gonçalo (RJ), Helton Arruda iniciou sua carreira nas categorias de base do Vasco, onde chegou ao profissional em 2000. Depois, transferiu-se para Portugal, onde atuou por União de Leiria e Porto. Pela Seleção Brasileira, jogou nas categorias Sub-20, Sub-23 e integrou o elenco principal entre 2006 e 2009, sendo novamente convocado para as Eliminatórias da Copa de 2010, mas sem entrar em campo.
O goleiro se aposentou oficialmente dos gramados em outubro de 2020, após uma segunda passagem pelo União de Leiria, encerrando uma carreira de mais de duas décadas no futebol profissional.