Lula interrompe ministro durante lançamento do Gás do Povo
Presidente pediu que Alexandre Silveira explicasse melhor o programa, após reclamação de que ninguém entendeu
Por Plox
04/09/2025 19h40 - Atualizado há 1 dia
Durante um evento realizado em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira, 4 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou um momento de constrangimento público ao repreender o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante o lançamento do programa Gás do Povo.

O episódio aconteceu enquanto Silveira fazia a apresentação do novo programa. Lula, visivelmente insatisfeito com a clareza da explicação, interrompeu o ministro diante do público. O presidente comentou que o titular da pasta havia falado rápido demais, comprometendo o entendimento da proposta por parte da plateia.
“Eu vou chamar o Alexandre Silveira, porque ele falou muito rapidamente como é que vocês devem fazer para pegar o gás. Eu tenho certeza que se eu perguntar, ninguém entendeu. E não tem coisa pior do que a gente sair de um jogo de futebol sem saber quanto foi o resultado. Nós viemos aqui para anunciar o novo programa que nós estamos fazendo”, afirmou Lula.
Na sequência, o presidente devolveu a palavra a Silveira, mas fez questão de orientá-lo sobre como se comunicar melhor com o público: “Fala devagar, pausadamente, para todo mundo entender. E põe mais perto da boca o microfone.”
As informações sobre o episódio foram divulgadas pelo portal Poder360. O programa Gás do Povo, tema central do evento, tem como objetivo facilitar o acesso da população de baixa renda ao gás de cozinha, mas os detalhes sobre sua operacionalização ainda não foram claramente divulgados.
A ocasião reforça o estilo direto de Lula em eventos públicos e o cuidado com a comunicação das ações do governo.
Nesta mesma semana, outras figuras políticas ligadas ao governo e à oposição também vêm ganhando destaque em meio às discussões políticas e mobilizações previstas para o feriado de 7 de Setembro. Na sexta-feira, dia 5, o canal do Pleno.News no YouTube exibirá a superlive “Esquenta da Independência”, das 12h às 17h, com participação de nomes como Michelle Bolsonaro, Silas Malafaia e Deltan Dallagnol.