Ipatinga recebe neste mês uma programação especial com o projeto Quintal Literário, idealizado pelo Hibridus Ponto de Cultura. A proposta, que utiliza o Acervo Hibridus – biblioteca comunitária como base, é transformar quintais de residências em locais de encontro e vivência literária.
Foto: Divulgação Viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura e operacionalizado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), o projeto selecionou espaços comunitários por meio de uma convocatória aberta à população.
Foto: Divulgação A curadoria, realizada por Luciano Botelho e Wenderson Godoi, priorizou áreas que geralmente não fazem parte do circuito artístico da cidade. Entre os locais escolhidos estão a Fazendinha, no bairro Vila Celeste, Outeiros de Minas, na zona rural do bairro Tribuna, e quintais nos bairros Iguaçu e Esperança. Haverá ainda uma edição especial no Centro de Memória Usiminas (CMU), no bairro Castelo, com visita guiada ao acervo e transporte gratuito oferecido pelo Instituto Usiminas, em parceria com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
Foto: Divulgação A iniciativa conta com a participação da Biblioteca Central de Ideias, que apresentará seu programa de entrega gratuita de livros por meio de um “motoboy literário”, ativo todas as terças-feiras. A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares contribuirá com doação de livros e relatos sobre sua atuação. A Livraria Leitura, além de doar exemplares, oferecerá descontos para aquisição de livros indicados pelo projeto.
Foto: Divulgação As atividades do Quintal Literário incluem rodas de leitura, contação de histórias e oficinas voltadas a todos os públicos, promovendo a literatura como ferramenta de integração comunitária. Ao todo, serão distribuídos 150 livros, com destaque para obras de autores locais e vouchers de desconto. O projeto também contará com lançamentos literários, como o da escritora Nadia Rocky.
Foto: Divulgação Com pipoca gratuita em todos os encontros, a proposta reforça os quintais como espaços de troca, memória e acolhimento. A coordenação geral é de Christiane Juliana Andrade Fontes, com participação artística de Adriane Lima, contadora de histórias e arte-educadora, e Nena de Castro, escritora e membro da Academia de Letras do Brasil. A produção fica por conta da Cênika Eventos, com Jany Francisca e Valéria Mendes na equipe de produção.
Foto: Divulgação Programação do Quintal Literário:
Sempre aos sábados, das 14h às 17h:
- 06 de setembro: Ulisses/Outeiros de Minas – Bairro Tribuna
- 13 de setembro: Ronaldo/Fazendinha – Bairro Vila Celeste
- 20 de setembro: Marcelo – Bairro Iguaçu
- 27 de setembro: Jeruza – Bairro Esperança
- 04 de outubro: Centro de Memória Usiminas – Bairro Castelo
A agenda completa está disponível no site www.hibridus.com.br.
Informações pelo telefone: (31) 9 8887-9761.