Réu por morte de sargento denuncia nova tortura em presídio de Minas

Welbert Fagundes, acusado de matar o sargento Roger Dias, relata ameaças e agressões no presídio de Francisco Sá

Por Plox

04/09/2025 12h20 - Atualizado há 1 dia

Welbert de Souza Fagundes, réu pela morte do sargento Roger Dias, voltou a denunciar agressões e ameaças enquanto cumpre pena no presídio de Francisco Sá, no Norte de Minas. O episódio mais recente foi relatado durante uma audiência de instrução no processo de receptação, no qual também é acusado.


Imagem Foto: Reprodução


Durante a audiência realizada no fim de agosto, após o depoimento de um policial — outros dois não compareceram — Welbert, que participava de forma remota, pediu para se manifestar. Ele relatou ter sido vítima de tortura, ameaças, maus-tratos e agressões, e chegou a citar o nome de um policial penal que, segundo ele, o teria ameaçado momentos antes do início da sessão.



O acusado ficou conhecido após publicar vídeos nas redes sociais dentro da Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, onde aparecia fumando, ouvindo música e comentando sobre saudade de uma mulher. Por esse motivo, foi aberto processo por receptação, uma vez que é proibido o uso de celular dentro das unidades prisionais.



A Defensoria Pública acompanha a defesa de Welbert neste caso. Diante das alegações apresentadas, o juiz José Venâncio de Miranda Neto determinou o envio de ofícios à direção do presídio, à Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) e ao juiz corregedor da unidade prisional para análise e eventuais providências.



Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), responsável pela Seap, afirmou que a denúncia apresentada pelo detento é improcedente e que sua custódia transcorre sem intercorrências. Não é a primeira vez que Welbert relata esse tipo de situação. Em janeiro deste ano, ele também denunciou ameaças vindas de supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e mencionou falhas na entrega de medicamentos dentro da prisão.


Destaques