EUA realizará teste nacional de alerta de emergência em dispositivos móveis hoje

Alarmes soam em todos os celulares às 15h20 (horário de Brasília) em medida coordenada pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências. Ação Coordenada em Telefonia

Por Plox

04/10/2023 13h56 - Atualizado há 8 meses

Na tarde de hoje, 4 de outubro, todos os dispositivos móveis nos Estados Unidos irão disparar alarmes simultaneamente às 15h20 no horário de Brasília (14h20 no horário local). Esta iniciativa faz parte de um teste de segurança conduzido pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA, conhecida pela sigla "Fema".

 

imagem ilustrativa — Foto: Pixabay/Divulgação

Dois Formatos de Alerta

O "Fema" informou que o teste de alerta será dividido em duas categorias distintas:

  1. WEA: Um alerta que será direcionado para todos os dispositivos móveis.
  2. EAS: Mensagens específicas que serão enviadas para rádios e televisões.

A fase EAS do teste tem previsão de duração de cerca de um minuto, e contará com a colaboração de emissoras de rádio e TV, sistemas de cabo, e provedores de transmissão via satélite e vídeo com fio.

Todos os usuários receberão uma mensagem padrão, que será exibida em inglês ou espanhol, com base nas configurações de idioma do dispositivo: "ESTE É UM TESTE do Sistema Nacional de Alerta de Emergência Sem Fio. Nenhuma ação é necessária". Para garantir a acessibilidade, a mensagem será acompanhada por um tom distinto e vibração.

Objetivo do Teste

Esta atividade, sob coordenação da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), tem como principal objetivo avaliar a eficácia dos sistemas de alerta em situações de emergência, com ênfase em eventos de amplitude nacional.

Foi informado que, caso haja necessidade de adiar o teste previsto para hoje devido a condições climáticas adversas ou outros imprevistos, a nova data programada para sua realização será 11 de outubro.

Destaques