Operação "Pax Vobis" resulta em cinco mortes em combate ao tráfico em MG

Cinco suspeitos de envolvimento no tráfico são mortos durante a operação; Polícia Militar executa mandados e recolhe evidências

Por Plox

04/10/2023 10h55 - Atualizado há 8 meses

Na manhã de ontem ,terça-feira (3), cinco suspeitos associados ao tráfico de drogas na Grande BH perderam a vida durante a "Operação Pax Vobis". As fatalidades ocorreram em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em Felixlândia, na Região Central de Minas Gerais. Segundo declarações da Polícia Militar, todos foram socorridos, mas vieram a óbito posteriormente. Importante ressaltar que nenhum policial foi ferido na ação.

 

Foto: Reprodução de video

 

Questionamentos e procedimentos da operação

O veículo de comunicação indagou se os policiais militares estavam utilizando câmeras em suas fardas durante a ação. A resposta da corporação foi de que somente "disponibiliza imagens de câmeras para uso externo, mediante determinação judicial".

Até o momento, a operação, que está sendo realizada conjuntamente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Polícia Militar (PM), cumpriu 23 mandados de prisão, com mais seis ainda em execução.

 

 

Foto: Reprodução de video

Detalhes e contexto da operação

Sete indivíduos foram detidos no decorrer da operação, enquanto outros já estavam sob custódia devido a outros delitos. O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) também contribui na ação. Como esclareceu o promotor do MPMG, Peterson Queiroz de Araújo, a denominação "Pax Vobis" deriva da saudação litúrgica proferida por bispos em missas, traduzida como "a paz esteja convosco" – uma alusão ao desejo de paz ansiado pelos moradores das áreas afetadas pelo tráfico.

Durante a operação, outros 24 mandados de busca e apreensão também foram realizados, resultando na apreensão de dez armas, sete celulares e R$ 50 mil em espécie.

 

Histórico do conflito entre facções

Segundo o MPMG, entre setembro de 2022 e março de 2023, 28 mortes foram registradas devido à guerra entre as facções criminosas do Barreiro e Contagem. A PM estima que o número de óbitos indiretamente relacionados a essa disputa possa ultrapassar 100. A operação "Pax Vobis" abrange diversas regiões, incluindo Belo Horizonte e outros municípios na Região Metropolitana, bem como áreas do Centro-Oeste e Zona da Mata de Minas Gerais.

Destaques