Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Adolescente com diabetes é desclassificado do Enem após alarme de sensor de glicemia disparar durante prova

Aluno usa aparelho para monitorar nível de glicose no sangue; sensor acionou alarme, mesmo com celular desligado, e levou à eliminação do exame

04/11/2024 às 20:47 por Redação Plox

Um jovem de 17 anos, diagnosticado com diabetes tipo 1, foi desclassificado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o alarme de seu sensor de glicemia disparar durante a prova, realizada nesse domingo (3) em Sobradinho, no Rio Grande do Sul. O caso foi compartilhado nas redes sociais pelo pai do adolescente, que expressou indignação com o ocorrido.

O pai, Rudnei Noro, relatou que o filho usa um sensor de glicemia no braço, conectado a um aplicativo no celular, para monitorar o nível de açúcar no sangue e saber quando tomar insulina. Mesmo com o celular desligado e sob supervisão do fiscal da sala, o alarme do sensor disparou uma vez, o suficiente para que o estudante fosse considerado “perturbador” e retirado da prova.

Falta de reconhecimento da diabetes como condição para atendimento especial

Ao realizar a inscrição no Enem, o adolescente informou sua condição de saúde, mas foi informado de que a diabetes tipo 1 não está incluída na lista de doenças que requerem atendimento diferenciado. Dessa forma, ele foi alocado em uma sala comum, sem autorização para o uso do celular como suporte ao sensor, mesmo sendo essencial para o monitoramento de sua saúde.

Rudnei manifestou sua frustração com a situação: “Todo dia um leão para matar. Falam tanto em ‘inclusão’, mas quando chega na prática, constrangem, humilham e impedem um guri de 17 anos de correr atrás de seus sonhos. Coincidentemente em pleno mês da conscientização da diabetes”, declarou em suas redes sociais.

Compartilhar a notícia

para você
Base do SAMU será inaugurada em São Domingos do Prata
SAúDE

Base do SAMU será inaugurada em São Domingos do Prata

Unidade começará a operar em setembro com atendimento de urgência 24h

HMC (1).jpg
EMPREGO

FSFX abre inscrições para residência médica em 2021

Cadastro pode ser feito de 6 a 20 de outubro para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga (MG) e Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira (MG)

Atlético Mineiro
ESPORTES

Com gols de Zaracho e Junior Alonso, Galo vence Fortaleza fora de casa

Com a vitória, Atlético manteve a boa distância para o segundo colocado

Reunião PMT_Fipe.JPG
GERAL

Prefeitura de Timóteo assina contrato com Fipe, fundação ligada a USP

Estudo vai analisar conformidade da folha de pagamento, elaborar estudos para o plano de carreira, entre outros