Saúde

Chia: veja os benefícios de consumir a semente todos os dias

Semente rica em fibras, ômega-3 e antioxidantes traz benefícios como controle do apetite, prevenção de doenças crônicas e fortalecimento da flora intestinal, mas exige atenção para quem usa certos medicamentos.

04/11/2025 às 07:34 por Redação Plox

A chia, semente nativa da América Central, vem ganhando espaço nas dietas saudáveis por sua composição rica em fibras, ômega-3 e antioxidantes. Versátil, ela pode ser usada em diversas preparações, do café da manhã às sobremesas.

Chia é uma semente rica em benefícios, pois seu consumo promove maior sensação de saciedade  |   Bnews

Chia é uma semente rica em benefícios, pois seu consumo promove maior sensação de saciedade | Bnews

Foto: Reprodução/Freepik

Benefícios da chia para o organismo

O consumo diário desse alimento oferece vantagens desde a regulação da glicose no sangue até a proteção dos vasos sanguíneos. Além disso, compreender como a chia age no corpo possibilita incorporá-la à rotina alimentar de forma segura e eficaz.

Impacto na saúde do coração e no controle glicêmico

Entre os principais benefícios, a chia se destaca pelo efeito positivo na saúde cardiovascular. Isso ocorre porque seus nutrientes contribuem para a redução de processos inflamatórios, melhorando o colesterol e auxiliando no equilíbrio da pressão arterial. Como resultado, fortalece o sistema circulatório e ajuda a prevenir doenças cardíacas e aterosclerose.

Outro destaque é sua capacidade de formar um gel no intestino, que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos. A nutricionista Giovanna Baleeiro afirma que incluir chia nas refeições pode auxiliar no controle metabólico, evitando variações bruscas de glicose no sangue e promovendo sensação de saciedade.

A ingestão diária de chia contribui não apenas para a regulação do açúcar no sangue, mas também pode melhorar a saúde intestinal, já que suas fibras promovem uma flora mais equilibrada e ajudam na absorção de nutrientes essenciais – Giovanna Baleeiro, nutricionista

Prevenção de doenças crônicas

Há indícios de que o consumo regular da semente reduz a inflamação e o estresse oxidativo, fatores relevantes na origem de doenças crônicas. Dessa forma, uma alimentação equilibrada que inclui a chia pode ajudar na prevenção de diabetes tipo 2, obesidade, distúrbios metabólicos e condições cardiovasculares.

Saciedade, performance e controle de peso

Ingerir uma ou duas colheres de sopa de chia diariamente pode trazer benefícios além da alimentação básica. O nutricionista Gustavo Carvalho destaca que a forma de consumo é importante para potencializar seus efeitos.

A chia é um componente seco e a hidratação dela ajuda bastante na absorção. Quando hidratada, a semente apresenta uma composição gelatinosa no nosso estômago, por isso ajuda bastante no controle do apetite e é associada com a perda de peso – Gustavo Carvalho, nutricionista

A semente fornece minerais e antioxidantes úteis na recuperação do organismo após atividades físicas. Embora não substitua proteínas ou suplementos, pode ser usada como complemento para o equilíbrio metabólico e recuperação muscular.

Chia como complemento alimentar

Além de incrementar pratos simples e aumentar o teor de fibras nas refeições, o uso da chia eleva o valor nutricional das preparações diárias. Acrescentar a semente substitui ingredientes de baixo valor nutricional e fortalece a dieta balanceada.

Vale lembrar que seu uso deve ser complementar, mantendo outros grupos alimentares, como proteínas e fontes animais de ômega-3, na rotina alimentar.

Atenção ao consumo da semente

Apesar dos benefícios, a chia demanda cuidado em casos específicos. Pessoas que usam anticoagulantes ou remédios para diabetes devem moderar a ingestão, pois a semente pode potencializar os efeitos desses tratamentos. A orientação de um profissional de saúde é recomendada antes de aumentar o consumo.
Informações relatas pelo portal Metrópoles.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a