Extra

MEC divulga resultado das vagas remanescentes do Fies para 2025

Candidatos já podem consultar a pré-seleção; vagas reservam cotas e metade das oportunidades para inscritos no CadÚnico.

04/11/2025 às 11:31 por Redação Plox

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (4) o resultado das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025.

Os candidatos já podem consultar se foram pré-selecionados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para isso, basta clicar em "Fies" e realizar o login com a conta gov.br.

Fies: anúncio dos resultados das vagas disponíveis é feito

Fies: anúncio dos resultados das vagas disponíveis é feito

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.

Distribuição das vagas nesta edição

Foram ofertadas mais de 58 mil vagas, distribuídas entre 10.319 cursos e turnos de graduação em 690 instituições privadas de ensino superior.

Documentação e próximos passos

De acordo com o edital nº 21/2025, os estudantes pré-selecionados devem se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição entre os dias 5 e 6 de novembro para comprovar as informações fornecidas na inscrição. O procedimento pode ser feito de forma presencial ou digital, conforme a orientação da instituição.

As vagas remanescentes contemplam aqueles que não foram selecionados nas etapas regulares do programa, mas que ainda podem ingressar e concluir o segundo semestre letivo de 2025 no curso e turno escolhidos.

Reserva de vagas e critérios de seleção

Metade das vagas remanescentes é destinada a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme estabelece o Fies Social. Nesses casos, os estudantes podem financiar até 100% dos encargos educacionais, identificação essa feita automaticamente pelo sistema a partir dos dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

Além disso, há reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção desses grupos em cada estado, segundo dados do IBGE. Para pessoas com deficiência, é necessário apresentar laudo médico com o código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Sobre o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do MEC criada pela Lei nº 10.260/2001, com o objetivo de oferecer crédito educativo para cursos de graduação em instituições privadas avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O programa permite que o estudante financie parte ou o total das mensalidades, efetuando o pagamento somente após a conclusão do curso.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a