Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Saúde
Litoral de São Paulo registra novo caso de meningite bacteriana em criança
Município soma duas confirmações da doença em menos de duas semanas; autoridades reforçam alerta sobre prevenção, sintomas e vacinação entre crianças e adolescentes.
04/11/2025 às 12:17por Redação Plox
04/11/2025 às 12:17
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O município de Praia Grande, no litoral de São Paulo, confirmou o segundo caso de meningite bacteriana em menos de duas semanas. Um menino de dois anos, aluno de uma creche municipal, está internado desde o final de outubro no Hospital das Clínicas, em Mogi das Cruzes, onde recebe tratamento especializado. A Prefeitura afirmou estar acompanhando de perto o quadro e adotando as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde.
A área contabiliza o segundo incidente nos últimos meses
Foto: Reprodução / TV Tribuna.
Caso anterior envolveu estudante de 11 anos
A ocorrência sucede a morte de Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, também diagnosticada com meningite bacteriana, que perdeu a vida no fim de novembro. Ambas as crianças estudavam na rede municipal de ensino. O segundo caso confirmado refere-se a um estudante da Escola Municipal Maria dos Remédios, no bairro Melvi, que foi diagnosticado com a doença após exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz identificarem a bactéria streptococus pneumoniae.
Segundo informações oficiais, as intervenções determinadas pelo Ministério da Saúde foram imediatamente adotadas na unidade escolar assim que o caso suspeito foi comunicado. Entre as ações, destacam-se orientações a alunos e responsáveis sobre prevenção e sintomas da doença.
Escolas seguem funcionando normalmente
A Prefeitura de Praia Grande comunicou que, apesar dos casos, não houve necessidade de suspender as aulas.
A Vigilância Epidemiológica permanece monitorando a situação e está em contato direto com a família da criança internada, oferecendo suporte e orientações.
Entenda o novo caso
De acordo com apuração, o menino apresentou os primeiros sintomas da doença durante uma viagem para Itaquaquecetuba, no dia 25 de outubro. Ele foi inicialmente atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município e, após avaliação, encaminhado ao Hospital das Clínicas, referência regional no atendimento de casos graves.
No hospital, foram realizados exames laboratoriais para identificação da bactéria causadora da meningite bacteriana. O paciente está recebendo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e segue em tratamento intensivo.
Surgem novos casos suspeitos
A Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap) recebeu uma notificação de suspeita de meningite envolvendo outra criança, um menino de quatro anos morador da cidade que está internado no Hospital Ana Costa, em Santos. O caso está sendo investigado e monitorado pela Vigilância Epidemiológica.
Vacinação é fundamental
A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia, especialmente com as doses recomendadas contra meningite. A vacina do tipo ACWY está disponível em 31 Unidades de Saúde da Família (Usafa) do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sendo ofertada como dose de reforço para crianças de um ano.
Imunizar crianças é essencial para prevenir a doença
Foto: Reprodução / Agência Saúde DF.
Crianças não vacinadas podem receber o imunizante até os 3 anos, 11 meses e 29 dias. A orientação da Sesap é que adolescentes entre 11 e 14 anos recebam um novo reforço vacinal.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.
Imagens atribuídas ao Comando Vermelho sugerem o uso de répteis para ocultação de cadáveres após megaoperação policial. Autoridades investigam ligação entre traficantes e animais.