Estudantes de Direito protestam contra mudança de campus em Ipatinga

Os alunos reclamam de uma possível mudança do curso do campus do bairro Cidade Nobre para o do Horto

Por Plox

04/12/2019 11h29 - Atualizado há mais de 4 anos

Alunos do curso de Direito da faculdade Pitágoras, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga-MG, abriram uma petição contra a mudança do curso para a unidade do bairro Horto. Para os estudantes, a migração irá prejudicar, em sua grande maioria, os próprios alunos.

Segundo uma aluna da faculdade, a coordenação do curso não especificou a mudança em nenhuma portaria que pudesse chegar ao conhecimento prévio dos estudantes. “Ela deixou pra avisar no último minuto de aula , pois amanhã [quarta-feira (4)] já entramos de férias , sendo a intenção é que os universitários não recorram a essa situação”, disse a acadêmica.

Foto: Reprodução Google Street ViewFaculdade GSV

Nessa terça-feira (3) e nesta quarta (4), até o fechamento desta matéria, a reportagem do PLOX tentou o contato com a faculdade Pitágoras para que pudesse ser feito o esclarecimento, contudo não tivemos sucesso, pois as ligações não foram atendidas. 

De acordo com os alunos que procuraram o PLOX, a universidade teria afirmado que “a mudança partiu do MEC alegando que não pode ter turmas em universidades diferentes. No nosso contrato não fala a mudança do campus”.

Os alunos ainda relataram que procuraram o Ministério da Educação (MEC), e foram informados que “o MEC nada tem haver com essa proibição. A universidade goza de autonomia administrativa, financeira e patrimonial conforme att 207 da CF”.

Os estudantes iniciaram uma petição entre os próprios alunos para que a possível decisão de mudança de local possa ser revertida. 

Veja a petição na íntegra:

Caros alunos do curso de Direito da Faculdade Pitágoras de Ipatinga, unidade Cidade Nobre, muitos de vocês já devem saber que a faculdade está planejando a transferência dos alunos de Direito da unidade Cidade Nobre para a unidade Horto a partir do primeiro semestre de 2020, que tende a prejudicar a maioria dos alunos.
Somos totalmente contra a mudança que será implementada, pois seremos prejudicados por diversos motivos, dentre eles: horários incompatíveis, dificuldades de transporte para o local, maior distância do trabalho/residência entre tantos outros. Quando escolhemos a Faculdade Pitágoras como nossa instituição de ensino, acreditávamos que seríamos respeitados, o que não está acontecendo, pois nos sentimos lesionados, já que, ao assinarmos o contrato de prestação de serviços educacionais acreditávamos que iríamos concluir o curso no mesmo local onde o iniciamos. 
Chegou então, a hora de nos unirmos, para demonstrar nossa força de expressão e indignação contra a mudança que está prestes a acontecer e causar inúmeros transtornos a todos nós.

Foto: Imagem DivulgaçãoWhatsApp Image 2019-12-03 at 13.01.58
 

Destaques