Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Fabricação e venda de medicamentos à base de Cannabis são aprovadas pela Anvisa

A regulamentação vai ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e passará a viger 90 dias após a publicação

04/12/2019 às 09:59 por Redação Plox

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (3) o novo regulamento para produtos derivados de Cannabis. De acordo com o diretor de Gestão da Anvisa, Fernando Mendes, o texto autoriza a fabricação, a importação e a comercialização destes medicamentos, estabelecendo parâmetros de qualidade.

“Proponho o estabelecimento de uma outorga governamental específica para o comércio deste tipo de produto à base de Cannabis. Com a autorização sanitária, a AS, de caráter provisório e rápido procedimento de concessão, emitida mediante um deferimento de solicitação da empresa, que pretende fabricar, importar e comercializar o produto de Cannabis para fins medicinais, com  incentivo para que os produtos detentores dessa AS, migrem à categoria de medicamentos, respeitados, como já dito, os critérios ao registro de medicamentos”, afirmou.

Foto: Reprodução390daa6583bae07f008a3995decd28fae3c75fa7fef73e826dd969ce271e3cbd

O regulamento aprovado exige o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) emitido pela Anvisa. Ou seja, a empresa requisitante será obrigada a ter um conjunto de dados e informações técnicas, em versão sempre atualizada, que comprovem a qualidade, limites de especificação e métodos de controle de qualidade, bem como estudos de estabilidade e relatórios periódicos de avaliação de uso.

A decisão da Anvisa foi muito comemorada pelas famílias que utilizam medicamentos feitos à base de Cannabis. O servidor público Norberto Fisher e a esposa dele, Katiele Fisher, foram um deles. Norberto é pai da Anny, a primeira brasileira autorizada a fazer o uso da cannabis no Brasil. Ela nasceu com uma síndrome rara, chamada CDKL5, que tem como característica a epilepsia de difícil controle. Ou seja, as crises convulsivas não são controladas com os fármacos e nem com a combinação deles.

Porém com o uso do canabidiol, a Anny teve uma melhora significativa. Antes do CBD, ela tinha de 60 a 80 convulsões na semana e agora, com o uso do canabidiol, ela tem uma ou duas crises, no máximo, a cada dez dias. Segundo Norberto Fisher, o novo regulamento vai facilitar muito o acesso a estes medicamentos.

“O impacto imediato que a gente vai perceber quando isso começar a funcionar, começar a valer, é o fato de que as famílias não precisarão esperar dois, três meses, para a Anvisa autorizar a importação individual e não precisarão fazer justamente esta importação individual, pagando frete separado para cada importação. Então, estes produtos virão para o Brasil em grandes quantidades, poderão ser manipulados aqui e serão distribuídos nas farmácias. Então, a família, hoje, vai no médico, consulta, o médico prescreve, ela sai do consultório e pode ir diretamente na farmácia para fazer a compra”, disse.

A regulamentação aprovada vai ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias e passará a valer 90 dias após a publicação.

Compartilhar a notícia

Veja também
WhatsApp-Image-2019-04-26-at-07.43.jpg
SAúDE

Pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de AVC

Vacinados contra a covid-19 podem acessar segunda via do cartão de imunização de forma virtual
SAúDE

Vacinados contra a covid-19 podem acessar segunda via do cartão de imunização de forma virtual

Dessa forma será possível consultar o período para a nova dose do imunizante de forma virtual.

Drs Harley e Gerson.jpg
SAúDE

Médicos do HMC apresentam pesquisa científica em congresso europeu de Radioterapia

O congresso internacional reuniu mais de 5 mil especialistas e apresentou os principais avanços da radioterapia mundial

Foto: Amira Hissa/ PBH.
SAúDE

PBH inicia vacinação de idosos com 70 anos ou mais com a vacina bivalente

Prefeitura recebeu 100.254 doses da vacina em nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde e convoca público prioritário para imunização em 143 Centros de Saúde da capital.

para você
 Foto: Reprodução/Rede social
POLíTICA

STF condena 1º réu: Aécio Lúcio Costa condenado a 17 anos pelos atos de 8 de janeiro

Cientista da computação e ex-funcionário da Sabesp é o primeiro condenado pelos incidentes ocorridos no início do ano

Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH
EDUCAçãO

Jornal universitário da PUC Minas homenageia estudante que morreu em acidente em BH

Brunna Rosas, aluna do último período de Jornalismo, teve sua memória celebrada com fotos e mensagens na contracapa do Jornal Marco

EDUCAçãO

Ipatinga recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro no próximo sábado

Evento promovido pelo Sebrae Minas e pela Prefeitura de Ipatinga será realizado no dia 26 de outubro, no estacionamento do estádio Ipatingão

Vídeo: Polícia apreende mais de 40 kg de drogas em operação em Ipatinga
POLíCIA

Vídeo: Polícia apreende mais de 40 kg de drogas em operação em Ipatinga

Operação da PM no bairro Chácaras Madalena localiza centro de distribuição de entorpecentes no Vale do Aço